São Paulo, terça-feira, 05 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dengue 4 chega a SP e traz risco para 2012

Primeiro caso desse tipo no Estado foi registrado em São José do Rio Preto; mulher, de 31 anos, já está curada

Governo afirma que monitora a situação, inclusive para tentar identificar se há outros casos de dengue 4 em SP

CAROLINA LEAL
DE SÃO PAULO
LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem o primeiro caso de dengue do tipo 4 em São Paulo. A entrada do novo vírus no Estado traz a preocupação de uma epidemia em 2012.
O caso de dengue tipo 4 ocorreu em São José do Rio Preto (438 km de SP). Trata-se de uma mulher de 31 anos, cujo nome não foi revelado, que já está curada.
O tipo 4 ressurgiu no Norte do país, no ano passado, após 28 anos sem registro.
Com a chegada do novo vírus, o Estado vê problemas para os próximos anos. "Por termos mais pessoas suscetíveis a esse vírus [que nunca tiveram o tipo 4], é possível uma circulação maior [em 2012]", disse Clélia Aranda, coordenadora de Controle de Doenças no Estado.
"Isso pode significar que um número maior de pessoas poderá ficar doente", disse o médico Juvêncio Furtado, integrante da Sociedade Brasileira de Infectologia.
Para Furtado, a circulação do tipo 4 abre a porta para novas epidemias, mas não neste ano. Segundo ele, o período de mais chuvas, que coincide com o aumento de casos, já passou.
José Victor Maniglia, secretário da Saúde de Rio Preto, disse que investiga se o caso foi contraído numa cidade vizinha, onde a vítima esteve -o nome da cidade é mantido em sigilo.
O tipo 4 não é mais agressivo que os outros, mas aumenta o risco de epidemia porque menos pessoas estão imunizadas contra ele -o paciente fica imunizado contra o tipo que o acometeu.
O governo diz que monitora a situação, inclusive para tentar identificar se há outros casos de dengue 4.
A circulação do novo tipo traz ainda outro problema: cresce a chance de pessoas serem infectadas duas ou mais vezes por tipos diferentes, o que aumenta a possibilidade de casos mais graves.

CONTÁGIO
Ainda não se sabe como o vírus tipo 4 chegou a São Paulo. Uma hipótese é que uma pessoa infectada em outro Estado tenha vindo para SP e sido picada pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O Estado do Rio já havia confirmado caso de dengue tipo 4 em março.
Cidades que tiveram epidemias de dengue nos últimos anos temem que a chegada do tipo 4 eleve ainda mais o número de casos. De janeiro a março, ocorreram 10,3 mil casos de dengue no Estado. Em 2010, quando houve epidemia, foram 108,2 mil casos no mesmo período.

Colaborou TALITA BEDINELLI

Leia mais sobre dengue
folha.com.br/080953


Texto Anterior: Amélia Império Hamburger (1932-2011): A física entre a ciência e a arte
Próximo Texto: Análise: Ao chegar aonde não estava, novo vírus se torna rapidamente o mais comum
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.