São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia investiga quadrilhas "de fora"

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

O chefe do setor operacional do 20º Batalhão da Polícia Militar de São Sebastião, capitão Eduardo dos Santos Rosmaninho, disse que o serviço de inteligência da corporação está investigando a ação de quadrilhas da Baixada Santista na costa sul da cidade.
Segundo ele, o efetivo de policiais na região é reduzido, o que dificulta o policiamento ostensivo no combate ao crime organizado.
Atuam na costa sul aproximadamente 30 PMs, que se revezam em quatro turnos. O efetivo da PM em todo o município, de 58 mil habitantes, é de 90 homens.
"Esse efetivo é o mesmo há dez anos. A população da cidade aumenta cerca de 6% ao ano."
As três bases comunitárias da PM da costa sul, em Maresias, Juqueí e Boracéia, foram desativadas para aumentar, em três soldados, o efetivo nas ruas.
O capitão afirmou que a PM sabe que a "situação está complicada", mas, em agosto deste ano, o problema será amenizado com a vinda de 40 policiais.
O delegado seccional de São Sebastião, João Barbosa Filho, disse que também investiga a ação de grupos da Baixada Santista.
Sem efetivo suficiente, a Polícia Civil utiliza uma estratégia curiosa para tentar deter a criminalidade -três investigadores, usando máquinas fotográficas, estão fazendo um ""book" dos suspeitos.
"Já temos cerca de cem fotos", disse Barbosa Filho, que começou a investigação há um mês.
Ele disse que a Polícia Civil investiga crimes já cometidos e que a prevenção dos delitos é responsabilidade da PM. "Se eles [PM" têm só dois carros para vasculhar a área, não temos nada a ver com isso. Fazemos o nosso trabalho."
Segundo ele, no mês passado foram apreendidos dez carros furtados na costa sul.
Para agravar a situação, o 2º DP, em Boiçucanga, único que atende a população da costa sul, não registra boletins de ocorrência de delitos em flagrante por falta de delegados e escrivães após as 18h e nos finais de semana.



Texto Anterior: Violência: Medo faz morador do litoral voltar à capital
Próximo Texto: Divã Virtual: Voluntários testam a psicoterapia on-line
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.