São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HIPERTERMIA

Surge provável teste de identificação
A hipertermia maligna (alteração metabólica desencadeada pela anestesia, com febre que pode exceder 43C e provocar a morte), apesar de rara, pode ocorrer em uma operação. Há medicação para tratar o paciente afetado, entretanto importante é a identificação precoce de pacientes com este risco potencial. Um método usado é a biopsia muscular. No "The Lancet" desta semana, Martin Anetseder, da Alemanha, sugere teste para identificar pessoas susceptíveis à hipertermia: injeção intramuscular de cafeína resultaria em aumento da pressão do dióxido de carbono no local da aplicação, o que não ocorre em pessoas não-suceptíveis.

TOXINA BOTULÍNICA

Médico recomenda cuidados
O presidente da Academia Americana de Dermatologia, Fred F. Castrow II, reagindo contra o excesso no uso da toxina botulínica, lembra da possibilidade de efeitos adversos do tratamento. Como é neurotoxina, em altas doses pode levar ao botulismo, com paralisia e morte. Por isso ele recomenda aos pacientes verificar com o médico que irá fazer o tratamento: 1. Ele é um cirurgião treinado no emprego da toxina? 2. Ele tem experiência nesta área da cirurgia cosmética? 3. Quais são os riscos da aplicação?


Texto Anterior: Plantão: Cuidados necessários para passar férias nas montanhas
Próximo Texto: Notas - Psiquiatria: Instituto do HC promove eventos abertos ao público
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.