São Paulo, domingo, 05 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO

Cuidados necessários para passar férias nas montanhas

JULIO ABRAMCZYK

Um passeio em uma região de montanhas é uma ótima opção para os mais diferentes tipos de recreação nas férias. Mas os turistas precisam tomar alguns cuidados para evitar problemas quando não estão habituados com as altitudes elevadas.
Como a pressão parcial do oxigênio em um local é menor quanto maior a altura da área em relação ao nível do mar, em algumas pessoas surgem sintomas da doença conhecida como "mal das alturas".
Entre os primeiros sinais estão forte dor de cabeça, cansaço, dificuldade progressiva para caminhar, vertigem e náuseas. Para evitar esse desconforto e aproveitar bem as férias, especialistas sugerem, no último número da revista "JAMA", órgão oficial da Associação Médica Americana, alguns cuidados, simples e práticos.
A primeira atitude a tomar é a de subir a montanha devagar, lentamente, limitando o passeio até a altura de aproximadamente 2.400 metros.
Em seguida, não ter pressa em chegar rápido ao topo, descansando e tomando muita água pelo caminho. Se, apesar desses cuidados, surgirem sintomas relacionados à altura, a pessoa deve voltar e descer 600 metros de cada vez, até o desaparecimento do mal-estar.


E-mail - julio@uol.com.br



Texto Anterior: Glaucoma exige cuidado constante
Próximo Texto: Hipertemia: Surge provável teste de identificação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.