São Paulo, quarta-feira, 05 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABASTECIMENTO

Cidades alegam não poder arcar com queda de receita; 1,5 milhão ficarão sem abatimento na conta de água

Moradores do ABC ficarão sem desconto

DO "AGORA"

As negociações entre as prefeituras de Santo André, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá (ABC paulista) e a Sabesp (companhia estadual de saneamento básico) estão entravadas. Os municípios se recusaram a repassar o desconto de 20% para quem reduzir os gastos no mesmo percentual.
As quatro prefeituras compram água da Sabesp e administram a distribuição. No total, 1,5 milhão de pessoas serão prejudicadas.
As conversas começaram há um mês. Segundo a Sabesp, na semana passada, integrantes do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC enviaram carta dizendo que as prefeituras não podem arcar com a "significativa queda de receita" que os descontos trariam. Segundo o superintendente de Comunicação da Sabesp, Luiz Aversa, as cidades pediram que a companhia subsidiasse os bônus.
De acordo com Aversa, a Prefeitura de Guarulhos (Grande SP) estaria tomando a mesma decisão. O Saae (departamento de abastecimento na cidade), entretanto, afirma que as negociações continuam. Mas ainda não há previsão de quando a população poderá receber o desconto.
A gratificação discutida faz parte do Programa de Incentivo ao Uso Racional de Água, lançado em março e que beneficia 29 cidades da Grande SP. O objetivo é manter o nível das represas que abastecem a região.
O Cantareira -que fornece água a 9 milhões de pessoas- passa pela pior crise de sua história. Ontem, operava com 19,3% da capacidade.
Anteontem, a Sabesp informou que, de 1,2 milhão de contas de água emitidas em abril, 47% atingiram a meta de economia de 20%. Ainda há 2 milhões de contas para emitir. Dos imóveis que tiveram o abatimento, 86% são residenciais.


Texto Anterior: Clima: Ciclone deixa Defesa Civil em alerta no Sul
Próximo Texto: Panorâmica - Morte em Perdizes: Justiça nega habeas corpus a universitário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.