São Paulo, sábado, 05 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na praça da Sé, ONGs fazem ato de apoio a Lula

DA REPORTAGEM LOCAL

Um ato de apoio ao decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu cerca de 80 pessoas ligadas a ONGs que atuam em defesa dos portadores de HIV ontem à tarde, na catedral da Sé, centro de São Paulo. Os manifestantes fizeram uma vigília nas escadarias da catedral até a assinatura do decreto.
Os manifestantes, do Fórum das ONGs Aids do Estado de São Paulo, distribuíram, na praça da Sé, uma carta aberta em que pedem mais investimentos em pesquisas de novos medicamentos e uma revisão nas leis de patentes, para tentar baratear os tratamentos.
Além de apoiar a decisão do presidente Lula, as entidades cobraram novas quebras de patentes, segundo Mário Scheffer, da ONG Pela Vidda, um dos organizadores da manifestação de ontem.
""Foi uma vitória do movimento social. Desde 2001, vínhamos pressionando pela quebra das patentes", afirmou.
A partir de agora, disse Scheffer, as organizações pretendem acompanhar as providências que o governo federal precisa adotar para agilizar a produção dos novos remédios por fábricas brasileiras.
""O decreto foi somente o primeiro passo. Vamos manter a vigilância para que o Brasil quebre parentes não só de medicamentos para Aids, mas para câncer e hepatite C", disse. (JOSÉ ERNESTO CREDENDIO)


Texto Anterior: Governo quer produzir remédio em até um ano
Próximo Texto: US$ 30 mi economizados serão usados em programa e tratamentos anti-Aids
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.