São Paulo, sexta-feira, 05 de junho de 2009

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Obra atrairá "demanda reprimida", diz técnico

DA REPORTAGEM LOCAL

Pela marginal Tietê passam diariamente 1,2 milhão de veículos. Resultado: ela fica 70% do dia congestionada, segundo dados do próprio governo.
Se, por um lado, a criação de faixas amplia o espaço -o que deve aliviar a fluidez-, por outro isso poderá atrair ainda mais veículos -o que pode fazer com que, no final das contas, ela continue engarrafada, segundo técnicos.
Para o consultor em transportes Horácio Figueira, novas pistas vão atrair as chamadas "demandas reprimidas". Ou seja: gente que habitualmente evita a marginal, porque sabe que ela vai estar congestionada.
"Quando essas pessoas souberem que a marginal melhorou, o resultado será um trânsito tranquilo fora dos horários de pico, mas que não deixará de ser carregado na hora do rush."
Mesmo o consultor Vernon Kohl, que considera a ampliação da marginal necessária, diz que "não vai ter trânsito a 80 km/h na marginal".
O próprio governador José Serra reconhece: "Que ninguém se iluda que apenas obra viária vai resolver o problema do trânsito", disse, observando que o Estado atualmente investe R$ 15 bilhões na expansão da rede metroferroviária.
Segundo o secretário dos Transportes, Mauro Arce, as obras serão feitas de modo a afetar o "mínimo possível" o trânsito. "As intervenções que possam prejudicar a fluidez serão feitas à noite", afirmou.
Figueira observa que, mesmo assim, impactos serão inevitáveis. "Basta tirar uma faixa, para acesso de caminhão, para gerar impacto. Mas isso é consequência, não é nenhum crime."


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