UOL


São Paulo, sábado, 05 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Brasil já registrou 111 colisões entre aves e aviões neste ano; lixão é o culpado

O Brasil já registrou desde o início deste ano 111 colisões entre pássaros e aviões, mas até hoje nunca houve no país nenhum registro de morte em razão desse tipo de incidente. Desde 2000, já houve 1.138 casos.
Os responsáveis pela aviação no país querem um maior empenho de toda a sociedade para diminuir esses números.
Segundo o coordenador da Comissão de Controle do Perigo Aviário no Brasil, capitão Flávio Antônio Coimbra Mendonça, os urubus são responsáveis por 40% desses acidentes. A comissão é integrada por vários órgãos e por empresas de aviação.
Ele diz que em 80% dos casos os pilotos nem percebem, mas que o risco é grande. Um piloto da FAB (Força Aérea Brasileira) já ficou cego após uma colisão.
O capitão cita uma lei que determina que não podem existir atividades que atraiam pássaros em um raio de 20 km dos aeroportos. Ele afirma que o apoio da população é fundamental para acabar com lixões e matadouros clandestinos, que atraem os urubus. Segundo Coimbra, no exterior já houve acidentes com aves que mataram centenas de pessoas. (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Panorâmica - Rio: Prédio desaba e mata 2 pessoas em Campos
Próximo Texto: Crime organizado: Acusados de atentado pegam 40 anos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.