São Paulo, segunda-feira, 05 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entrevista

"Polícia tem de evitar que esse crime vire moda'

DE SÃO PAULO

É preciso evitar que crimes contra joalherias se tornem uma nova onda, afirma o pesquisador Guaracy Mingardi. A solução, disse, está na investigação policial. A seguir, leia trechos da entrevista:

 

Folha - Há explicação para os roubos a joalherias?
Guaracy Mingardi -
É um crime que tem receptador. Esse tipo de roubo não é feito se não houver receptador. O Rolex roubado é vendido a 10%, 20% do preço [um Rolex chega a custar R$ 54 mil].

Como resolver a questão?
A única coisa que combate de fato é a investigação. Roubo a joalheria é um crime profissional. É preciso ter investigação dirigida, papel específico do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado). A máquina do Estado é lenta para combater o crime, mas, quando se movimenta, diminui tremendamente a criminalidade. Foi assim com os sequestros. A polícia tem que trabalhar rapidamente antes que esse crime vire moda, como a gangue da marcha-a-ré.


Texto Anterior: Ladrões passaram por 8 câmeras para assaltar joalheria
Próximo Texto: Clima ficará seco até sexta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.