São Paulo, terça-feira, 05 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

MARCOS TOMANIK MERCADANTE (1960-2011)

Professor e estudioso do autismo

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O grande sonho do médico paulistano Marcos Tomanik Mercadante, como dizia aos filhos, era descobrir o gene causador do autismo e ganhar o Nobel por isso.
Mas enquanto a doença permanece com a causa desconhecida, o psiquiatra infantil decidiu trabalhar em prol de uma maior difusão de informações sobre ela.
No ano passado, fundou a Autismo & Realidade, ONG que busca apoiar a preparação de pessoas e instituições para trabalhar com autistas e combater o preconceito.
Filho de pais corretores de seguro, formou-se em medicina pela USP em 1983.
Fez doutorado sobre TOC (transtorno obsessivo-compulsivo) na USP, mas só com o pós-doutorado em Yale, nos EUA, especializou-se em autismo, tornando-se uma das maiores autoridades sobre a doença no Brasil.
Professor da Unifesp, deu aulas também no Mackenzie.
Magoo, como ficou conhecido quando jogava basquete e usava óculos protetores que o deixavam parecido com o personagem de desenho Mr. Magoo, tinha uma clínica, onde conheceu os pais que o ajudaram na ONG.
Do primeiro casamento, com a psicóloga Caia, teve seus três filhos: Julia, 25, advogada, Mariana, 22, estudante de medicina, e João, 13. Vivia há quatro anos com a segunda mulher, Cláudia, que tem um filho, Rodrigo.
Segundo a família, Magoo era muito dedicado à ciência e andava sempre com algum artigo nas mãos, para ler.
No ano passado, descobriu um câncer de pâncreas e deixou claro para os filhos que teria uma batalha difícil. Morreu no sábado, aos 51.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Megacarreta deve bloquear via até sábado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.