São Paulo, terça-feira, 05 de julho de 2011 |
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros
O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo. Megacarreta deve bloquear via até sábado Técnicos não conseguiram nivelar no solo o guindaste para a remoção do veículo na av. Washington Luís Carreta de 498 t (com a carga) tombou no sábado; bloqueio deve afetar tráfego da região, segundo a CET CRISTINA MORENO DE CASTRO DE SÃO PAULO Uma faixa da av. Washington Luís, na zona sul, deve ficar interditada até o próximo sábado, segundo a CET. O bloqueio no sentido bairro ocorre por causa do tombamento de uma megacarreta, que transportava um transformador, num acesso para a av. Professor Vicente Rao, na madrugada de sábado. A previsão inicial da CET era que a via fosse liberada antes das 6h de ontem. Um superguindaste alemão, com capacidade para 1.200 toneladas, foi levado ao local, mas não foi possível remover a carreta de 428 toneladas (198 da carga) e 92 metros. Após tentativas no fim de semana e até as 4h de ontem, os técnicos não conseguiram fazer nivelar o guincho na via em declive -medida essencial para evitar que o guindaste tombe na remoção. Agora, tentarão fazer isso utilizando uma peça de metal de 2,4 por 2,3 metros, que deve ser fabricada até hoje à noite pela própria transportadora, a Tomé. Ela será colocada embaixo do guindaste. Assim que isso ocorrer, a CET deve divulgar um cronograma para a remoção. Segundo o secretário municipal dos Transportes, Marcelo Branco, que esteve no local, pode ser preciso interditar toda a Washington Luís -nos dois sentidos- e, por isso, é provável que a CET opte por autorizar a remoção só de sexta para sábado, aproveitando o tráfego menor. O cronograma indicará o tempo da remoção, mas estima-se em 12 horas -para retirar o transformador, içar o caminhão e a carreta, desmontá-los e transportá-los. CUSTOS O trânsito na região deve ficar comprometido até lá. Ontem, houve lentidão no trecho, mas o fluxo não chegou a parar, informou a CET. A companhia disse que a Tomé terá de arcar com todos os custos causados, como o controle do trânsito no local por cerca de 20 agentes. No sábado, o motorista perdeu o controle do veículo -por razões ainda desconhecidas-, que atingiu o muro de um bufê infantil e um poste. A carreta saiu de Guarulhos e ia para o porto de Santos, de onde o transformador seria exportado para o Egito. A CET diz que, nos últimos dois meses, seis carretas da Tomé fizeram o trajeto. Segundo Antonio Prestes, chefe do departamento de transportes da CET, é o melhor percurso para as megacarretas. Ele diz que não é possível desviar -indo, por exemplo, pela Jacu-Pêssego e o Rodoanel-, porque para isso teria que passar por vias com pontes e passarelas mais baixas do que a altura do veículo. FOLHA.com Acompanhe o trânsito folha.com/cotidiano Texto Anterior: Marcos Tomanik Mercadante (1960-2011): Professor e estudioso do autismo Próximo Texto: Foco: Cônsul diz que polonês perdido em Cumbica voltará hoje para Londres Índice | Comunicar Erros |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |