São Paulo, terça-feira, 05 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo tem tarde mais fria do ano; SC vive dia norueguês

Vento e umidade influem na sensação térmica

EDUARDO GERAQUE
NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO

A capital paulista teve ontem a tarde mais fria do ano, com 15,6°C, e, segundo a previsão, os paulistanos terão de continuar bem agasalhados pelo menos até o fim de semana. A temperatura oscila hoje entre 7°C e 18°C.
Em algumas regiões da cidade, a sensação térmica, calculada com base na umidade e na velocidade do vento, pode ter ficado em 5°C.
Mas frio de verdade quem sentiu ontem foram os moradores de Urubici, na serra Catarinense. Apesar de a mínima registrada ter sido de 6,2°C negativos e de não ter havido neve, a sensação térmica chegou a 27°C negativos.
É um frio equivalente ao sentido em países como a Noruega e em regiões próximas aos polos Sul e Norte. O motivo foi o vento, que chegou a 97 km/h em Urubici.
Essa sensação térmica, no entanto, é momentânea, diz Hamilton Carvalho, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). "É só se você estiver exposto ao vento naquele horário. Se a pessoa estiver dentro de casa, ela não tem essa sensação."
Além disso, a partir de 14°C a 15°C negativos, o vento tem menos influência na sensação térmica.
Para os próximos dias, há previsão de geada, principalmente no Sul. As aulas voltaram a ser canceladas em cidades de Santa Catarina.
A professora Maria Aparecida da Silva Pedriali, 45, saiu de Mogi-Guaçu (SP) para passar férias em SC, atraída pela paisagem de inverno. Mas diz que foi pega de surpresa pelo frio em Urubici e São Joaquim. "Esperávamos que fosse baixar a temperatura, mas não tanto."
A previsão de que o trimestre junho, julho e agosto seria mais frio do que o normal vai se confirmando. Dados fechados de junho indicam que o frio na cidade de São Paulo está maior.
A estação meteorológica da USP, que fica próxima ao zoológico (zona sul), registrou uma média mínima de 9,7°C, abaixo da média histórica, de 11,2°C.
As temperaturas na estação são medidas desde 1933.


Texto Anterior: Violência: Miss Brasil sofre assalto na zona oeste de São Paulo
Próximo Texto: Juízes pedem fiscalização de libertados por nova lei
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.