São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTE SOLIDÁRIO

Motoristas temem acidentes

"Torço para que alguém pare", diz usuária com deficiência física

DA REPORTAGEM LOCAL

Auxiliada pelo genro Josias de Lima Júnior, 23, que empurra sua cadeira de rodas, Jucileide Maria dos Santos Gabriel, 42, sobe uma ladeira do conjunto habitacional Jardim das Acácias, na zona leste, e, em alguns trechos, é obrigada a andar na rua, entre os carros, em razão das calçadas precárias.
Ela consegue chegar ao ponto de ônibus e começa a torcer. "Tomara que desta vez algum motorista pare." Mas por qual motivo ele deixaria de parar, ignorando a sinalização de uma portadora de deficiência física? "Um deles me explicou no mês passado. Ele disse que, como não tem ônibus com elevador nessa linha, se eu cair, se eu me machucar, dá problema para eles. Eu até entendo a situação deles. O certo seria ter um ônibus adaptado", afirma Gabriel, que já esperou horas para conseguir subir em um veículo.
A falta de ônibus com elevadores também a deixa dependente do genro ou do marido -e também por isso ela lamenta a possibilidade de não ter um veículo adaptado, a partir de outubro, nas linhas que utiliza. "Se tivesse elevador, a minha filha de 14 anos poderia me acompanhar, porque eu entraria sozinha, ela não precisaria me pegar no colo. Hoje eu dependo do meu genro, que tem que faltar no serviço. Eu nem gosto que meu marido vá porque ele é bravo, ele vai querer brigar se passar por uma situação assim", afirma ela, que pega duas conduções, duas vezes por semana, para fazer tratamento no Hospital Santa Marcelina, em Itaquera.
Gabriel perdeu as duas pernas depois de um problema vascular em 1990. Ela afirma que "adoraria trabalhar" todos os dias. "Se tivesse um ônibus adaptado em toda linha e me informassem os horários que eles passam, eu resolveria meu problema", afirma. (AI)


Texto Anterior: Outro lado: "Acessibilidade requer tempo", diz prefeitura
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: "Sem que ninguém ficasse ferido"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.