São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aspirina revestida também dá lesão

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Para impedir sangramentos, gastrites e úlceras de estômago em pequeno número de pacientes sensíveis à aspirina (também conhecida por ácido acetilsalicílico ou AAS), algumas formulações acrescentam ao comprimido um revestimento visando evitar esses efeitos colaterais desse centenário e importante remédio.
Teoricamente, a idéia faz sentido. O revestimento possibilita ao comprimido passar pelo estômago sem ser dissolvido e acaba se desintegrando nos intestinos.
Entretanto, o que médicos gastroenterologistas brasileiros já comentavam sobre a relativa proteção gástrica dessas aspirinas buferin é confirmado pela "Harvard Heart Letter" deste mês.
Segundo a publicação da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard (Estados Unidos), estudos mostraram que a aspirina revestida produz, nas pessoas susceptíveis, o mesmo efeito que a aspirina simples.
Na realidade, a aspirina não precisa entrar em contato com a mucosa do estômago para provocar lesões. Mesmo quando o remédio é dissolvido nos intestinos, ele cai na corrente sangüínea e pelo sangue chega ao estômago, onde entra em contato com as células do órgão.
O relato destaca ainda que essas aspirinas revestidas podem realmente ajudar muitos pacientes, mas não são a garantia de que não possam criar problemas em pessoas susceptíveis aos efeitos colaterais da droga.

julio@uol.com.br

EXERCÍCIO LEVE TAMBÉM AJUDA
O professor Thimothy S. Church, da Universidade Estadual da Louisiana em Baton Rouge, EUA, relata no "Journal of the American Medical Association" que a atividade física moderada (caminhar com relativa rapidez) três dias por semana, 24 minutos a cada dia, ajuda a diminuir a circunferência do abdome e mantém a aderência ao exercício.


Texto Anterior: Pai deve acompanhar os primeiros procedimentos após o parto da criança
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.