São Paulo, domingo, 05 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pai deve acompanhar os primeiros procedimentos após o parto da criança

DA REPORTAGEM LOCAL

A amamentação do bebê na primeira hora deve ser acompanhada de perto pelo pai, diz Alberto d'Auria, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz.
A atuação deve começar já durante o trabalho de parto. "É importante que ele tenha uma função nessa hora", afirma D'Auria.
A recomendação é que a parturiente seja ladeada pelo pai da criança na sala de parto. "Nesse momento, o melhor é que haja o máximo de proximidade possível."
Após o nascimento, o pai também é "peça fundamental" na acomodação do bebê para mamar na primeira hora de vida, diz D'Auria. "Ele passa a ser o piloto desse processo."
Deve acompanhar o pediatra na condução dos primeiros procedimentos -pesagem e exames gerais. E, depois que o processo estiver concluído, é pelas suas mãos que a criança deve ser devolvida à mãe, recomenda o especialista.
"Nos primeiros momentos, a posição ideal é a criança colocada no peito da mãe e o corpo do pai encostado nas suas costas."

Muita tecnologia
O caminho da tecnologia, diz D'Auria, embora importante, deixa um "hiato". "Às vezes, esse calor humano é perdido. É isso que pretendemos recuperar agora."


Texto Anterior: Passei por isso: "Muitos médicos afastam logo o bebê", afirma mãe
Próximo Texto: Plantão Médico: Aspirina revestida também dá lesão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.