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Kassab diz que vai trabalhar contra mototáxi
Prefeito afirma que lei federal aprovada dá ao município o direito de liberar ou não o serviço, que já é proibido na cidade
Para advogados, com a regulamentação da profissão de mototaxista, prefeitura vai ter que autorizar a atividade, mas pode impor restrições
DA REPORTAGEM LOCAL
O prefeito Gilberto Kassab
(DEM) voltou a dizer ontem
que trabalhará contra a implantação do serviço de mototáxi em São Paulo. Mas nem
mesmo a prefeitura tem muita
certeza se conseguirá deixar de
regulamentar a atividade.
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
sancionou uma lei que criou a
profissão de mototaxista no
Brasil. Especialistas ouvidos
pela Folha apontaram que, como agora isso é lei, a prefeitura
não terá outra saída a não ser
regulamentar a atividade.
O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, ex-promotor e ex-membro do
Conselho Nacional de Justiça,
já deu declaração neste sentido. Ele mudou o discurso para
ficar afinado com a posição política de Kassab, mas mesmo
dentro da pasta que Moraes comanda há um entendimento de
que, mais cedo ou mais tarde, a
prefeitura terá de liberar.
Para Carlos Ari Sundfeld,
fundador da Sociedade Brasileira de Direito Público e professor da FGV-SP, Kassab não
pode simplesmente "vetar a
profissão". "Não é possível
proibir uma categoria prevista
em lei federal. O máximo que a
prefeitura pode fazer é restringir a atuação dos mototaxistas
a ponto de desestimular a atividade", afirmou Sundfeld.
Segundo o advogado, fazer
restrições é legítimo, uma vez
que "a legislação federal não leva em consideração as particularidades dos municípios".
Kassab afirmou ontem que
discorda dessa opinião, mas
não foi muito enfático. "Evidentemente não tenho conhecimento jurídico com profundidade, então falo com muito
cuidado para não ser leviano,
mas a lei aprovada permite ao
município ter ou não o serviço.
Em São Paulo existe uma lei
proibindo. Então, em São Paulo hoje é proibido o serviço de
mototáxi", afirmou.
Na verdade, a lei não fala do
direito de o município escolher
ou não o serviço. O Código Brasileiro de Trânsito é quem determina que a prefeitura deve
regulamentar os serviços de
transporte público, inclusive o
de táxi.
O advogado Gustavo Nicolau, professor de direito da
Faap, disse que, como a lei federal se sobrepõe à municipal,
a profissão está criada e é permitida. "O máximo que se pode
fazer é questionar sua constitucionalidade."
"Kassab não tem poder de
veto, já que a Constituição garante o direito do exercício de
profissão", afirma João Antonio Wiegerinck, professor de
direito constitucional do Mackenzie.
(EVANDRO SPINELLI E CONRADO CORSALETTE)
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