São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2010

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Aumento da tripulação não seguiu demanda

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO

A Gol voou mais em julho de 2010 do que no mesmo mês em 2009, mas o aumento da tripulação contratada não acompanhou esse crescimento.
Na média, os aviões passaram a voar de 12 para 13 horas por dia -segundo informações da própria companhia- , um aumento de capacidade da ordem de 6,36%.
No período, a tripulação também cresceu, mas em menor proporção. O número de pilotos (comandantes e copilotos) aumentou 3,7% (de 1486 para 1541), segundo a Gol.
"Isso significa que a escala de pilotos hoje está mais apertada do que há doze meses", diz Cláudio Toledo, economista do sindicato dos aeronautas.
Contudo, mesmo que a tripulação esteja trabalhando mais, isso não quer dizer, necessariamente, que o limite de carga horária (de 85 horas mensais) tenha sido ultrapassado.
A tripulação também cresceu, mas em menor proporção. O número de pilotos (comandantes e copilotos) cresceu 3,7% de julho de 2009 a julho de 2010, passando de 1486 para 1541, segundo dados oficiais da própria Gol. "Isso significa que a escala de pilotos hoje está mais apertada do que há doze meses", diz Cláudio Toledo, economista do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas).
Empresa que opera dentro do modelo de baixo custo, a Gol está entre as empresas aéreas mais produtivas do mundo em termos de uso de aeronave. Apesar dos problemas com passageiros no final das férias escolares, em termos de produtividade operacional, julho foi um mês de recordes para a Gol. A demanda cresceu 12% na comparação com julho do ano anterior. E as passagens ficaram, em média, 10% mais caras.


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