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Aumento da tripulação não seguiu demanda
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO
A Gol voou mais em julho
de 2010 do que no mesmo
mês em 2009, mas o aumento da tripulação contratada
não acompanhou esse crescimento.
Na média, os aviões passaram a voar de 12 para 13 horas
por dia -segundo informações da própria companhia-
, um aumento de capacidade
da ordem de 6,36%.
No período, a tripulação
também cresceu, mas em
menor proporção. O número
de pilotos (comandantes e
copilotos) aumentou 3,7%
(de 1486 para 1541), segundo
a Gol.
"Isso significa que a escala
de pilotos hoje está mais
apertada do que há doze meses", diz Cláudio Toledo, economista do sindicato dos aeronautas.
Contudo, mesmo que a tripulação esteja trabalhando
mais, isso não quer dizer, necessariamente, que o limite
de carga horária (de 85 horas
mensais) tenha sido ultrapassado.
A tripulação também cresceu, mas em menor proporção. O número de pilotos (comandantes e copilotos) cresceu 3,7% de julho de 2009 a
julho de 2010, passando de
1486 para 1541, segundo dados oficiais da própria Gol.
"Isso significa que a escala
de pilotos hoje está mais
apertada do que há doze meses", diz Cláudio Toledo, economista do SNA (Sindicato
Nacional dos Aeronautas).
Empresa que opera dentro
do modelo de baixo custo, a
Gol está entre as empresas
aéreas mais produtivas do
mundo em termos de uso de
aeronave. Apesar dos problemas com passageiros no final
das férias escolares, em termos de produtividade operacional, julho foi um mês de
recordes para a Gol. A demanda cresceu 12% na comparação com julho do ano
anterior. E as passagens ficaram, em média, 10% mais caras.
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