São Paulo, sexta-feira, 05 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cidade tem manhã mais gelada desde 2003

Robson Ventura/Folhapress
Pedestres enfrentam vento no viaduto do Cha, centro de SP; hoje, a minima deve ser 10°C

EDUARDO GERAQUE
MARTHA ALVES
DE SÃO PAULO

O frio que voltou a atingir a capital paulista ontem deve ficar mais suave neste fim de semana, segundo a previsão do tempo. A mínima deve ficar em torno de 10°C.
Ontem, a cidade registrou a manhã mais fria desde 19 de agosto de 2003 -6°C, segundo medição oficial do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em Santana (zona norte). Naquele ano, o termômetro marcou 5,9°C.
Para a madrugada de hoje, a previsão era que as temperaturas caíssem ainda mais.
Devido ao tamanho da cidade, outras medições, que não são consideradas oficiais, registraram temperaturas ainda mais baixas.
Na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul, a sensação térmica, às 2h de ontem, chegou aos 4°C negativos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.
Os termômetros, de fato, marcavam 4°C, mas o vento de até 40 km/h deixou a madrugada congelante para quem estava nas ruas.
No parque do Estado (zona sul), onde fica a estação do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP, os termômetros registraram 5,6°C.
Pela medição do instituto, apesar da temperatura ser até mais fria do que a registrada na zona norte, ela está longe de ser a menor do ano.
Em 28 de junho, diz a meteorologista Samantha Martins, a temperatura caiu para 2,4C naquela região. "Que é bastante florestada ainda."

BONECO DE NEVE
No Sul do país, ao menos quatro localidades da serra gaúcha e duas da catarinense registraram neve entre quarta-feira e ontem.
Turistas e moradores de São Joaquim (SC) puderam se divertir por cerca de meia hora com a neve, que caiu por volta das 21h30. Houve acúmulo nas ruas, nos carros, em telhados e nas árvores.
No Rio Grande do Sul, o fenômeno ocorreu por volta das 19h e das 23h em Bom Jesus e durou minutos. Em Cambará (RS), houve dois minutos de queda de neve.
Em São José dos Ausentes (RS), nevou duas vezes por volta das 18h e das 20h. Moradores conseguiram até fazer bonecos de neve na rua.


Texto Anterior: Chuva destrói maior fonte de renda do Vale do Ribeira
Próximo Texto: Justiça obriga rede a pôr gorjeta em holerite
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.