São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRÂNSITO

Resultado da prova sairá logo após a prova

Detran-SP vai implantar exame de habilitação informatizado

DA REPORTAGEM LOCAL

O Departamento Estadual de Trânsito começa a implantar no dia 16, apenas na cidade de São Paulo, um novo sistema de exame teórico-técnico para a concessão de carteiras de habilitação. Os futuros motoristas passarão a fazer as provas nos 104 computadores instalados na sede do Detran-SP, uma novidade no Estado -há um sistema semelhante em Goiás.
No dia marcado para o exame, o aluno precisará digitar o CPF, que funcionará como uma espécie de senha de acesso ao computador. A prova que aparecerá na tela será diferente da dos outros candidatos, o que deverá dificultar a cola.
O sistema, de acordo com o diretor da divisão de habilitação, Antônio Carlos Bueno Torres, funciona de forma semelhante a uma votação em urna eletrônica. O candidato terá de optar por uma das alternativas e, somente depois, confirmar a escolha.
Outra diferença é quanto à ordem das respostas. Na prova escrita, o candidato pode escolher qual questão fazer primeiro. No sistema informatizado, ele é obrigado a seguir a sequência, não podendo pular ou voltar.
As provas são compostas por 30 questões, que os candidatos devem responder em até 40 minutos. Para ser aprovado, é preciso acertar pelo menos 21.
Para o presidente do sindicato das auto-escolas do Estado, Magnelson Carlos de Souza, o sistema vai testar se o candidato sabe a matéria e avaliar se as escolas estão ensinando corretamente.
Os resultados ficam prontos na hora, mas, num primeiro momento, o Detran-SP irá entregá-los apenas às auto-escolas.
Hoje, a correção das provas leva até cinco dias. O Detran atende diariamente de 800 a 1.000 candidatos, uma média de 60 por hora.


Texto Anterior: Relator revela nome do autor de uma das propostas
Próximo Texto: Administração: Estudo mostra que São Paulo paga mais à União, mas recebe menos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.