São Paulo, quinta-feira, 05 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AVIAÇÃO

DAC aponta problemas técnicos como causas dos acidentes com aviões da TAM
Falhas técnicas causaram os acidentes com dois Fokker-100 da TAM na sexta-feira passada, de acordo com nota divulgada pelo DAC (Departamento de Aviação Civil) ontem.
O avião que aterrissou com o trem de pouso recolhido no aeroporto de Viracopos, em Campinas, teve um problema chamado de "calço hidráulico" nas tubulações que conduzem o fluido hidráulico, o que impediu que o trem de pouso abaixasse. Após a manutenção, a aeronave estará em condições de vôo.
Já a aeronave que fez um pouso forçado num pasto em Birigui (SP), atropelando e matando uma vaca, teve um vazamento na tubulação de acesso à bomba de combustível do motor direito, causada pelo deslocamento do bocal de acoplamento da tubulação à bomba, o que levou a um excesso de consumo de combustível.
Com isso, o motor direito se apagou e, próximo ao pouso, o motor esquerdo também.
As caixas-pretas estão sendo interpretadas. Os dois aviões estavam com as documentações em dia, segundo o DAC.
O acidente ocorrido em Rio Branco com o avião da Rico, que causou a morte de 23 pessoas, continua em investigação. As caixas-pretas já foram ouvidas e não tinham dados confiáveis devido a problemas técnicos.
Segundo o DAC, a causa mais provável do acidente foi o mau tempo. (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Ambiente: Asfalto de ciclovia do Ibirapuera será retirado
Próximo Texto: Curitiba: Homem assalta estação e foge a cavalo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.