|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Vencedores impressionam professores
DA REPORTAGEM LOCAL
Impressionadas com a
qualidade dos textos vencedores, três professoras de
língua portuguesa de cursinhos, que a convite da Folha
aceitaram analisar as redações, explicaram que mais
importante do que verificar
a correção ortográfica é analisar a capacidade que os alfabetizandos têm de se expressar por meio da escrita.
"Em um país de alta expectativa de vida, que tende a
valorizar a juventude, é estimulante ver o resultado do
trabalho de alfabetização de
adultos e pessoas de meia-idade", dizem as professoras
Elizabeth Massaranduba e
Maria Aparecida dos Santos,
do curso Objetivo. "Os textos revelam preocupação
com questões sociais."
Para elas, a produção textual é uma demonstração da
eficácia do trabalho de alfabetização de adultos.
Coordenadora de língua
portuguesa do curso Etapa,
Célia Passoni destaca a consistência da redação vencedora. "A autora tem uma
boa articulação e beira, em
alguns momentos, a postura
crítica. A redação também
mantém coerência em todo
seu desenvolvimento e só
peca na coesão." Célia afirma que as redações atestam
a eficácia do programa de alfabetização de adultos, mostrando que nunca é tarde para entrar em contato com o
mundo da leitura e escrita.
Texto Anterior: Inclusão digital: Recém-alfabetizados escrevem sua história Próximo Texto: "Cowparade": Vacas dão cor às ruas de São Paulo Índice
|