São Paulo, segunda-feira, 05 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vencedores impressionam professores

DA REPORTAGEM LOCAL

Impressionadas com a qualidade dos textos vencedores, três professoras de língua portuguesa de cursinhos, que a convite da Folha aceitaram analisar as redações, explicaram que mais importante do que verificar a correção ortográfica é analisar a capacidade que os alfabetizandos têm de se expressar por meio da escrita.
"Em um país de alta expectativa de vida, que tende a valorizar a juventude, é estimulante ver o resultado do trabalho de alfabetização de adultos e pessoas de meia-idade", dizem as professoras Elizabeth Massaranduba e Maria Aparecida dos Santos, do curso Objetivo. "Os textos revelam preocupação com questões sociais."
Para elas, a produção textual é uma demonstração da eficácia do trabalho de alfabetização de adultos.
Coordenadora de língua portuguesa do curso Etapa, Célia Passoni destaca a consistência da redação vencedora. "A autora tem uma boa articulação e beira, em alguns momentos, a postura crítica. A redação também mantém coerência em todo seu desenvolvimento e só peca na coesão." Célia afirma que as redações atestam a eficácia do programa de alfabetização de adultos, mostrando que nunca é tarde para entrar em contato com o mundo da leitura e escrita.


Texto Anterior: Inclusão digital: Recém-alfabetizados escrevem sua história
Próximo Texto: "Cowparade": Vacas dão cor às ruas de São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.