UOL


São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falha também pode ser sinal de diabetes

DA REPORTAGEM LOCAL

Além de indicar a possibilidade de problemas no coração, a disfunção erétil alerta para a presença de várias outras doenças, como o diabetes e a depressão.
De acordo com o urologista Eduardo Bertero, a disfunção erétil "está começando a ser considerada uma doença com fator preditivo", que dá sinais de outros problemas de saúde.
A psiquiatra Carmita Abdo, professora de medicina da USP e coordenadora do Projeto Sexualidade dessa universidade, explica que, por trás da disfunção erétil, há uma série de fatores de risco. Segundo ela, a falha pode indicar problemas físicos -como diabetes e hipertensão- e emocionais -depressão, ansiedade e estresse. "Quando alguém chega ao consultório, o médico deve investigar esses fatores. Por trás dessa falha, está um problema. É um indicador de saúde", afirma.
Uma das principais relações é entre a disfunção erétil e o diabetes. De acordo com o urologista Sidney Glina, professor de pós-graduação na Unicamp, "em 12% dos homens que têm diabetes e impotência, o diabetes é descoberto pela impotência".
No caso da depressão, o urologista Bertero explica que, com esse problema, as pessoas têm duas a três vezes mais possibilidade de enfrentar uma disfunção erétil. Assim, um problema acaba alimentando o outro.
O médico relata também outros problemas, como o desemprego e a queda da renda superior a 20%, em que a ocorrência de impotência duplica. Bertero afirma que, no rol dos problemas físicos, a disfunção poderia, em última instância, indicar até um possível câncer de próstata.

Sinais do coração
Por outro lado, não é só a disfunção erétil que indica problemas do coração. O cardiologista Ricardo Pavanello, do Hospital do Coração, diz que os principais indicadores desse tipo de doença ainda são os antecedentes familiares, a hipertensão arterial -cujos padrões, segundo ele, caíram recentemente de 13 por 9 para 12 por 7-, o colesterol alto e o fato de ser do sexo masculino.


Texto Anterior: Saúde: Impotência pode indicar problema cardíaco
Próximo Texto: Plantão médico: Prevenção a diabetes ajuda o coração
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.