São Paulo, domingo, 05 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Ficava chateada", diz namorada de ídolo adolescente

DA REVISTA DA FOLHA

Ana Carolina Favano, 20, começou a namorar o então desconhecido Leandro Rocha, 22, em janeiro de 2006. Um ano depois, a banda de Leandro, a NX Zero, estourou e ele virou Gee. Ká, como Ana Carolina é conhecida, percebeu que a sua vida dali para frente nunca mais seria a mesma.
Começou a ser atacada na internet, em uma comunidade no Orkut que afirmava que ela estava atrás do dinheiro de Leandro. "Levei um susto. Nunca fiz nada para provocar ninguém", diz ela. Estudante de medicina em Santos, Ká ligava para a mãe, que mora em São Paulo, chorando. "Ela queria ir à delegacia", disse a mãe.
Com a ajuda de um amigo, Ana Cláudia Favano descobriu em que computador havia sido criada a comunidade contra a filha. Entrou em contato com a menina, residente em Goiânia, e conseguiu tirar a página do ar.
Mas a história de Ká no mundo virtual não parou ali. Logo começaram a surgir centenas de perfis "fakes" (falsos) dela, construídos por adolescentes fãs da banda NX Zero, que se passavam por ela. "No começo, ficava bem chateada", lembra.
Hoje, Ká tem comunidades a favor e contra ela no Orkut. "Agora, levo essa história numa boa." Já desistiu de tentar acabar com perfis falsos. Um deles chega a ter 521 participantes. "Para tirar um "fake" no Orkut, tem que juntar uma série de documentos", lamenta a verdadeira Ká, diante de um inimigo oculto: "Eles nunca mostram a cara".


Texto Anterior: Jovens enfrentam ofensas e violência no mundo virtual
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.