São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucano elege 4 áreas para transição

CONRADO CORSALETTE
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito eleito de São Paulo, José Serra, determinou que sua equipe de transição se concentre na obtenção de informações de quatro setores: gestão pública, saúde, finanças e infra-estrutura.
Os tucanos querem fazer um raio-X da administração com o objetivo de preparar o enxugamento da máquina. Buscam ainda dados para elaboração de planos emergenciais de combate a enchentes e distribuição de remédios. A equipe de transição do PSDB vai pedir para ter acesso a todos os contratos da prefeitura.
A primeira reunião entre as equipes de transição destacadas por Serra e pela prefeita Marta Suplicy (PT) acontece hoje, no Palácio do Anhangabaú, sede da administração municipal. O deputado Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e o ex-ministro Clóvis Carvalho, da equipe de transição de Serra, terão encontro com o chefe da equipe de transição da prefeita, o secretário municipal de Governo, Rui Falcão, às 11h.
Segundo Ferreira, trata-se de uma conversa preliminar para saber o que pode ser disponibilizado pela prefeitura. O deputado conversou com Serra na noite de anteontem para acertar as prioridades da transição. Os tucanos devem ter uma sala com computador no Palácio do Anhangabaú.
Na manhã de ontem, Ferreira e Falcão acertaram por telefone o encontro. O secretário de Marta, que foi o candidato a vice em sua chapa à reeleição, já havia conversado com o deputado estadual Edson Aparecido (PSDB), coordenador de campanha de Serra.
A questão orçamentária, dizem os tucanos, não será prioridade nas conversas entre as equipes de transição. O trabalho foi delegado aos vereadores do partido para que a troca de informações com a prefeitura fique concentrada nos quatro pontos prioritários determinados pelo prefeito eleito.

Dados prioritários
Na área de gestão pública, a equipe de Serra quer ter acesso ao organograma da prefeitura, com número de funcionários, gastos com salários e o mapa de secretarias, órgãos e departamentos municipais. A idéia é mapear a administração para um posterior enxugamento.
No setor de saúde, a idéia dos tucanos é fazer um diagnóstico da situação atual, com a lista de equipamentos disponíveis e número de déficit de médicos.
Querem saber ainda como está o estoque de medicamentos para, com isso, formular um plano de reposição a curto prazo.
Os dados de infra-estrutura a que a equipe de transição de Serra quer ter acesso são o cronograma de obras e a estrutura de drenagem da cidade. Uma das principais preocupações do prefeito eleito é com as chuvas do início do ano e as eventuais enchentes.
Para a área de finanças, os tucanos buscam informações sobre o fluxo de pagamento dos fornecedores e as dívidas de curto prazo da prefeitura. Querem saber se haverá fôlego para o pagamento dos compromissos assumidos neste ano. A prefeitura sustenta que todos os pagamentos aos fornecedores serão feitos.


Colaborou CATIA SEABRA, da Reportagem Local


Texto Anterior: Na reta final, Marta corta gastos pela metade
Próximo Texto: Serra viaja para a Argentina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.