São Paulo, sexta-feira, 05 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANO DE SAÚDE

Debate segue, diz ANS

Para médicos, governo não ampliou cobertura

FABIANE LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Entidades médicas acusam a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) de descumprir um acordo firmado no gabinete do ministro da Saúde, Humberto Costa, para ampliar, ainda neste ano, a lista de procedimentos médicos que as operadoras de planos de saúde têm de cobrir.
De acordo com as entidades, os usuários de planos serão os principais prejudicados com a decisão do órgão federal.
Eleuses Paiva, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), afirmou que a resolução número 82 da agência, datada de 29 de setembro -que estabelece a listagem de procedimentos que devem ser cobertos-, incorporou somente as denominações da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, elaborada pelas entidades, porém não adotou os novos procedimentos.
Uma nota foi divulgada nos jornais ontem com a crítica.
A avaliação promovida pela AMB mostra que 1.121 procedimentos da classificação dos médicos ficaram fora da listagem, entre eles exames para a leptospirose, tipos de cirurgias cardíacas e para o câncer de ovário.
O dirigente da associação diz que o compromisso foi firmado há dois meses, na presença do ministro e do diretor da agência federal, Fausto Pereira dos Santos. "Voltamos ao início da década de 1990, que é de quando datam os procedimentos que estão nesse rol", afirma Paiva.

Planos de saúde
Os planos de saúde contestaram o teor do acordo citado pela entidade médica. "O que ficou claro [nas reuniões] é que não haveria extensão de cobertura. Para isso, haveria extensão de custos", afirmou Arlindo de Almeida, da Abramge, a instituição que representa os planos.
Também através de nota, a ANS afirmou que a resolução número 82 "é uma primeira etapa da revisão do rol".


Texto Anterior: Violência: Jovem é solta após 33 dias de seqüestro
Próximo Texto: Panorâmica - Hemofilia: Ministério anuncia mais medicamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.