São Paulo, Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SANTA RITA DO SAPUCAÍ
Morador só sai de prédio para buscar comida
Enchente desaloja prefeito, juiz e PMs

da enviada especial

Nem o prefeito, nem juiz, nem policiais que fazem os resgates escaparam das enchentes em Santa Rita do Sapucaí. Eles estão entre os 31 mil desabrigados ou desalojados do município, segundo dados da PM. Para a defesa Civil de MG, são 30 mil.
"Estou trabalhando nos resgates e não sei como está a minha casa. Retirei algumas coisas, e, como está tudo inundado, não voltei para lá", disse o prefeito Jefferson Mendes (PFL), que mora no bairro Maristela, um dos mais prejudicados.
O prefeito afirmou ainda que a casa de sua sogra e as de outros dois parentes também precisaram ser abandonadas por causa da enchente. "Nasci nesta cidade e dói ver esta calamidade", disse.
A chácara de um dos juízes do município, que fica no mesmo bairro da casa do prefeito, também foi inundada.
Pelo menos 11 policiais do 20º Batalhão da PM, que trabalham no resgate, tiveram de deixar suas casas com suas famílias.
O motorista Luiz Carlos dos Santos, que também mora no bairro Maristela, disse que saiu de sua casa na segunda. "Estou tentando arranjar barcos para salvar as pessoas. O resto a gente conserta depois", disse.
A PM não tem dados de quantas pessoas foram transferidas para escolas, igrejas ou ginásios situados em pontos altos da cidade. Algumas famílias, mesmo em meio à enchente, se negam a deixar suas casas.
O engenheiro e administrador Claudio Scaglione, 41, que está com 15 parentes em um prédio de quatro andares, se negou a sair do apartamento. "Apenas o primeiro andar está cheio de água. Estamos com sete reservatórios de água e vamos continuar até que a enchente acabe", disse.
Para sair de casa, Scaglione precisou enfrentar a correnteza em frente ao prédio, segurando uma corda. "É a sobrevivência. Saí apenas para buscar comida."


Texto Anterior: Desabrigados em MG chegam a 72 mil
Próximo Texto: Cheia do rio Paraíba pode alagar Campos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.