São Paulo, Quinta-feira, 06 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cheia do rio Paraíba pode alagar Campos

FERNANDA DA ESCÓSSIA
da Sucursal do Rio

A enchente do rio Paraíba do Sul deixou em alerta também os municípios do norte fluminense, especialmente Campos (a 278 km do Rio), perto da foz do rio.
Não chove na região norte, mas, com a chuva intensa que caiu durante cinco dias no sul do Estado, na região do Médio Paraíba, o rio subiu de nível e ameaça desabrigar 5.000 famílias.
Até ontem, o nível do rio já havia atingido 9,39 metros, 5 metros acima do normal. Dois bairros de Campos que ficam à margem do Paraíba foram alagados, e a Defesa Civil removeu 54 famílias das áreas inundadas.
As famílias foram abrigadas em escolas públicas, onde receberam alimentos e remédios.
"Retiramos as pessoas preventivamente, para evitar surpresas desagradáveis. Por sorte, a maré está baixa, facilitando o escoamento da água no mar", afirmou o coronel Moacir Pires, assessor da Defesa Civil do município.
Segundo Pires, a situação só não é mais grave porque não tem chovido no norte do Estado do Rio. Com isso, os dois principais afluentes do Paraíba na região, os rios Muriaé e Pombo, não transbordaram. Há dois anos, as enchentes em Campos obrigaram a Defesa Civil a remover 6.000 famílias de suas casas.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Jorge Lopes, disse que os técnicos estão monitorando, além de Campos, outros municípios do norte fluminense, como São João da Barra, Cambuci e Itaperuna.

12 mortos
A Defesa Civil mantém 3.000 homens de plantão em todo o Estado, especialmente nas regiões alagadas do sul fluminense.
Segundo os dados da Defesa Civil, a chuva provocou 12 mortes no Estado do Rio e deixou 9 pessoas feridas.
Uma das ocorrências, que apontava o desaparecimento de uma pessoa num carro afundado no rio Maracanã, na zona norte do Rio, não se confirmou.
Até ontem, havia em todo o Estado 43 pessoas desabrigadas e 1.094 desalojadas.



Texto Anterior: Enchente desaloja prefeito, juiz e PMs
Próximo Texto: Pouso Alegre é inundada pela cheia de cinco rios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.