São Paulo, segunda-feira, 06 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADMINISTRAÇÃO

Progressão pode ser aperfeiçoada, diz secretário

DA REPORTAGEM LOCAL

O conceito de progressão continuada adotado nas escolas municipais de São Paulo será mantido pelo novo secretário da Educação, Nelio Bizzo, mas pode sofrer mudanças em seu formato.
"É uma unanimidade na rede [de ensino] que a reprovação não é nenhum indicador de sucesso para nada. Agora, isso não significa que o sistema não possa ser aperfeiçoado. Tenho certeza de que meus colegas na rede têm sugestões para esse aperfeiçoamento", afirma Bizzo.
O secretário, que assumiu o cargo na sexta-feira, não quis detalhar alterações. "Antes de começar a falar o que vou fazer, eu quero ouvir o que esse grupo [funcionários e professores] tem a dizer."
Ele reconhece que a qualidade do ensino precisa melhorar. "O desafio que temos é o da qualidade da educação. Nossos padrões de cobertura escolar são europeus, mas os nossos índices de aprendizagem e desempenho escolar estão muito longe disso."
Bizzo, que era vice-diretor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), diz que os docentes não estão sendo preparados adequadamente para atender a essa clientela crescente.
"A formação docente tem muita dificuldade em acompanhar a mudança que a inclusão escolar criou. A realidade educacional é mais complexa do que era."

Subprefeituras
Já o novo secretário das Subprefeituras, Antônio Donato, disse que fará uma administração "de continuidade" ao trabalho que vinha sendo realizado por Jilmar Tatto, que, com a mudança, passou a responder apenas pela Secretaria dos Transportes.
Donato afirmou que pretende "dar ênfase" à manutenção da cidade e aprofundar o processo de descentralização e implementação das subprefeituras.
Ele discorda que sua pasta tenha perdido importância com as mudanças e negou a ingerência de vereadores na indicação de subprefeitos "Os subprefeitos são coordenados pela secretaria, mas não são subordinados, pois têm autonomia", disse.


Texto Anterior: Fuvest: Tema abrangente facilita redação para candidatos
Próximo Texto: Infância: Parceria melhora a assistência aos jovens infratores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.