São Paulo, quinta-feira, 06 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Amazonas confirma primeiro caso de dengue tipo 4

Garoto de 13 anos contraiu doença em Manaus, onde mora; em agosto, país registrou subtipo após 28 anos

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas confirmou o primeiro caso de dengue tipo 4, após análise feita pelo Instituto Evandro Chagas, de Belém (PA).
O vírus desse subtipo de dengue não circulava no Brasil havia 28 anos até que, em agosto do ano passado, surgiu em Roraima -foram 11 casos confirmados.
Um adolescente de 13 anos, morador de Manaus, contraiu a doença. A transmissão ocorreu na cidade, já que ele não se deslocou para áreas de circulação do tipo 4, informou a pasta.
O jovem recebeu tratamento e passa bem, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
A pasta estadual informou que unidades de saúde estão alertas para identificar outros possíveis pacientes com sintomas da doença e que vai intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
O Ministério da Saúde afirmou que emitiu um alerta imediato às secretarias de saúde de todos os Estados para que reforcem suas ações de controle da doença.

SINTOMAS
O tipo 4 não é mais perigoso do que os outros três sorotipos da dengue, mas a transmissão é preocupante porque a população brasileira não tem imunidade contra esse vírus, o que aumenta o risco de epidemia caso ele se espalhe para outros Estados.
Além disso, quando o paciente contrai a doença mais de uma vez, independentemente do subtipo, aumentam os riscos de agravamento do caso, de acordo com médicos.
Os sintomas dos quatro sorotipos de dengue são semelhantes: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos, vômito e diarreia.


Texto Anterior: Outro lado: Ministério diz que não há corte de verbas para a oncologia
Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto: Ano novo...
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.