São Paulo, sexta-feira, 06 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Traficante obriga morador a criar rota de fuga

Portas devem ser instaladas com acesso a vielas e imóveis têm de permanecer destrancados em operações policiais

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Traficantes das favelas da Coreia, Rebu, Taquaral e Vila Aliança, na zona oeste do Rio, obrigam moradores a criarem rotas de fuga dentro das próprias casas para criminosos usarem durante operações policiais. Segundo relatos ouvidos pela reportagem, os imóveis devem ter uma porta nos fundos com acesso a vielas.
Durante operação realizada anteontem -quando dez supostos criminosos foram mortos-, policiais localizaram um galpão com uma pequena porta de ferro nos fundos que dava acesso a um beco no fundo do imóvel. Para passar pelo vão, era preciso se agachar.
A mesma medida é imposta em barracos e biroscas das favelas. Traficantes obrigam os próprios moradores a instalarem as portas e a manterem as entradas e saídas dos imóveis destrancadas durante operações policiais para que as rotas de fuga sejam usadas.
"Os caras mandam que todo mundo deixe a porta destrancada. E se algum [traficante] entrar, tem que fingir que é morador", disse um morador da região que pediu para não ser identificado.
Na ação de anteontem, cinco supostos bandidos foram mortos no segundo andar de uma casa invadida, onde uma família foi usada como "escudo humano" pelos bandidos contra os agentes, segundo a polícia.
As favelas foram alvo de três operações da polícia em um ano e três meses, que deixaram ao menos 33 mortos em supostos confrontos com agentes.
A violência desvalorizou imóveis. Uma casa de alvenaria em terreno de 50 m2 é vendida a R$ 4.000 -segundo moradores, há 10 anos custava R$ 30 mil, em valores corrigidos.

Críticas
O Ministério Público e a OAB afirmaram que vão acompanhar os inquéritos policiais sobre as dez mortes ocorridas durante a operação.


Texto Anterior: Não se deve tentar dialogar com bandido nem reagir, diz polícia
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.