São Paulo, sábado, 06 de março de 2010

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Sem saber, motorista pega trânsito quando corredor é liberado

Faixa de ônibus pode ser usada das 23h às 4h de 2ª a 6ª e a partir das 15h de sábado; tráfego chega a parar na Rebouças e na Consolação

Segundo motoristas, falta divulgação; CET afirma que não coloca placas porque a regra que libera os corredores da cidade não é definitiva

RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sexta-feira, 23h10, rua da Consolação. Carros formam fila e motoristas buzinam, impacientes, por causa do trânsito congestionado. Ao lado, o corredor de ônibus está livre.
Não precisava ser assim.
Pouca gente sabe -e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não sinaliza-, mas os corredores estão liberados para o tráfego de carros todos os dias, das 23h às 4h. Aos finais de semana, o uso é permitido a partir das 15h de sábado.
Resultado: por puro desconhecimento, o trânsito chega a parar em períodos em que é possível ir pelo corredor de ônibus. Além da Consolação, a Folha flagrou filas nas noites de sexta, sábado e domingo na avenida Rebouças, outra rota de acesso a restaurantes e bares.
Nem mesmo agentes da CET conhecem a regra. "Começa à 0h", disse um deles à Folha na Consolação. E aos sábados? "Às 13h", afirmou outro.
Os motoristas dizem faltar divulgação. "Eu nunca andava no corredor porque achava que era errado", disse o arquiteto Raphael Fuillamat Jr., 28. "E vivo pegando trânsito às sextas e sábados." Ele falou ao abastecer o carro. Depois, pegou o corredor. "É igual a acostamento: a gente vê livre, mas sabe que não pode andar ali", diz o frentista Gustavo Júlio, 27.
A CET diz que anuncia a medida em seu site e na página da Secretaria de Transportes.
Não há placas de sinalização porque o uso do corredor pelos carros não é regra definitiva, disse a CET. Trata-se de portaria renovada de tempos em tempos desde a criação da medida, em agosto de 2005. A última autorização, de dezembro, vale até 31 de março -e, assim como das outras vezes, deve ser prorrogada, diz a companhia. A mesma portaria permite que os táxis usem os corredores.
Os agentes são orientados a não autuar ninguém. Do mesmo modo, os 47 radares que flagram mudança de faixa em São Paulo não registram como infração o uso do corredor.
Para Jaime Waisman, professor do departamento de engenharia de transportes da USP, quanto menos divulgação, melhor. "Eu não faria nenhum esforço. Se [a CET] gastar dinheiro para pôr placa dizendo que é permitido, o motorista vai usar o corredor no horário que pode e no que não pode", disse. "Não temos uma população suficientemente conscientizada quanto ao respeito às leis de trânsito."
Em horários fora do permitido, andar no corredor rende multa de até R$ 127,69.


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