|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Sem saber, motorista pega trânsito quando corredor é liberado
Faixa de ônibus pode ser usada das 23h às 4h de 2ª a 6ª e a partir das
15h de sábado; tráfego chega a parar na Rebouças e na Consolação
Segundo motoristas, falta
divulgação; CET afirma que
não coloca placas porque a
regra que libera os corredores
da cidade não é definitiva
RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL
Sexta-feira, 23h10, rua da
Consolação. Carros formam fila e motoristas buzinam, impacientes, por causa do trânsito
congestionado. Ao lado, o corredor de ônibus está livre.
Não precisava ser assim.
Pouca gente sabe -e a CET
(Companhia de Engenharia de
Tráfego) não sinaliza-, mas os
corredores estão liberados para
o tráfego de carros todos os
dias, das 23h às 4h. Aos finais de
semana, o uso é permitido a partir das 15h de sábado.
Resultado: por puro desconhecimento, o trânsito chega a parar
em períodos em que é possível ir
pelo corredor de ônibus. Além da
Consolação, a Folha flagrou filas
nas noites de sexta, sábado e
domingo na avenida Rebouças,
outra rota de acesso a restaurantes e bares.
Nem mesmo agentes da CET
conhecem a regra. "Começa à
0h", disse um deles à Folha na
Consolação. E aos sábados? "Às
13h", afirmou outro.
Os motoristas dizem faltar
divulgação. "Eu nunca andava
no corredor porque achava que
era errado", disse o arquiteto
Raphael Fuillamat Jr., 28. "E
vivo pegando trânsito às sextas
e sábados." Ele falou ao abastecer o carro. Depois, pegou o
corredor. "É igual a acostamento: a gente vê livre, mas sabe
que não pode andar ali", diz o
frentista Gustavo Júlio, 27.
A CET diz que anuncia a medida em seu site e na página da
Secretaria de Transportes.
Não há placas de sinalização
porque o uso do corredor pelos
carros não é regra definitiva,
disse a CET. Trata-se de portaria renovada de tempos em
tempos desde a criação da medida, em agosto de 2005. A última autorização, de dezembro,
vale até 31 de março -e, assim
como das outras vezes, deve ser
prorrogada, diz a companhia. A
mesma portaria permite que os
táxis usem os corredores.
Os agentes são orientados a
não autuar ninguém. Do mesmo modo, os 47 radares que
flagram mudança de faixa em
São Paulo não registram como
infração o uso do corredor.
Para Jaime Waisman, professor do departamento de engenharia de transportes da
USP, quanto menos divulgação, melhor. "Eu não faria nenhum esforço. Se [a CET] gastar dinheiro para pôr placa dizendo que é permitido, o motorista vai usar o corredor no horário que pode e no que não pode", disse. "Não temos uma população suficientemente conscientizada quanto ao respeito
às leis de trânsito."
Em horários fora do permitido, andar no corredor rende
multa de até R$ 127,69.
Texto Anterior: Foco: "Não gosto da ostentação da alta sociedade de hoje", diz Francisco Scarpa, 100 Próximo Texto: Estradas: Vias de acesso a São Paulo têm interdições Índice
|