São Paulo, sexta, 6 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuva pega CET "de surpresa"

da Reportagem Local

A proliferação de pontos de alagamento da cidade de São Paulo, anteontem, pegou "de surpresa" a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
De acordo com o coordenador da central de operações da companhia, Celso Buendia, o planejamento deste ano foi elaborado privilegiando as marginais, que apresentaram poucos problemas.
A CET tem listados sete pontos críticos sob pontes e outros locais ao longo das marginais Pinheiros e Tietê. Quando chove, técnicos vão a esses locais orientar o trânsito.
Foi o que aconteceu ontem, mas os alagamentos se espalharam pela cidade e surgiram onde nunca haviam aparecido, como na avenida Faria Lima, no Jardim Europa e no túnel Tribunal de Justiça.
Apesar de admitir que o planejamento não se cumpriu anteontem, Buendia não acredita que os alagamentos estejam "migrando" das marginais para a cidade.
"Não há essa tendência. Quando o período de chuvas terminar, a população vai ver que as marginais foram responsáveis pela maioria dos problemas de trânsito decorrentes da chuva. A situação de ontem (anteontem) foi atípica."
Para o coordenador, a diferença, anteontem, foi a intensidade do temporal. "A quantidade de chuva, ontem, só ocorre a cada 15 anos. O bloqueio dos túneis e o problema com a antena na Paulista completaram o quadro."
Buendia afirmou ainda que o planejamento pode ser refeito rapidamente, mas disse que a CET não tem pronto um mapeamento dos pontos que alagam com mais frequência. (RV)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.