UOL


São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade vai instalar 160 câmeras de vídeo

DA FOLHA VALE

Para tentar conter o avanço da criminalidade em Caraguatatuba, o prefeito Antônio Carlos da Silva (PSDB) deve investir, nos próximos seis meses, R$ 600 mil na instalação de equipamentos de monitoramento eletrônico.
O projeto prevê a instalação de 160 câmeras de vídeo. As primeiras 57 devem estar colocadas nas ruas e avenidas de maior movimento nos próximos 30 dias.
De acordo com o prefeito, a iniciativa visa, além de aumentar a segurança nas ruas, reduzir o número de acidentes de trânsito.
"Avenidas do centro e da periferia, escolas e regiões próximas às praias terão equipamentos que irão facilitar a ação das autoridades policiais", disse o prefeito.
A instalação de equipamentos eletrônicos é apenas uma alternativa para conter a violência na cidade. De acordo com o prefeito, para que Caraguatatuba se torne uma cidade mais segura, é necessário que haja um acréscimo no número de policiais militares.
"Sabemos que muitos homicídios têm ligação com o tráfico de drogas. Embora a polícia esteja realizando um excelente trabalho, o efetivo precisa de um reforço significativo", afirmou Silva.
De acordo com o prefeito, o projeto de instalação dos equipamentos foi desenvolvido em parceria com a Divisão de Trânsito Municipal. "Além da segurança, vamos poder controlar e diminuir os casos de acidentes de trânsito que ocorrem na cidade, principalmente no verão, quando o número de carros circulando pelas ruas aumenta", disse.
Antes de Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela instalaram, no final do ano passado, 33 câmeras.
O objetivo dos equipamentos é monitorar os pontos de maior circulação de turistas e moradores.
Em Ubatuba, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, foram registrados 19 homicídios em 2002 contra 13 no ano anterior.

Ilhabela
O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), investiu R$ 76.700 na compra de 13 câmeras de monitoramento eletrônico. Outros 15 equipamentos serão instalados no primeiro semestre deste ano para completar o sistema de vigilância.


Texto Anterior: Violência: Mortes em Caraguatatuba sugerem extermínio
Próximo Texto: Para a polícia, matador agia a mando do tráfico
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.