São Paulo, terça-feira, 06 de abril de 2004

Texto Anterior | Índice

CAMPINAS

Ladrões vandalizam posto de saúde; atendimento é interrompido de manhã
O atendimento do centro de saúde Pedro de Aquino, na periferia de Campinas (95 km de SP), foi suspenso na manhã de ontem, por causa de uma invasão de criminosos durante a madrugada, deixando pelo menos 400 pessoas sem atendimento.
Os assaltantes levaram desde material de uso médico até açúcar. Eles também cometeram vandalismo: deixaram urina e fezes espalhadas no local.
A unidade de saúde, que fica no bairro Campos Elíseos, teve as janelas arrombadas. Entre os materiais roubados estavam um forno de microondas, uma impressora, um aparelho para conexão à internet, 15 instrumentos utilizados pelos médicos e enfermeiros, um botijão de gás, o estoque de café e de açúcar.
Para fazer um levantamento do que foi levado e de como o local foi arrombado, a Guarda Municipal pediu à Secretaria de Saúde que suspendesse o atendimento, retomado após as 13h.
O centro Pedro de Aquino é referência para 19 mil pessoas de cinco bairros da região noroeste da cidade. Diariamente, 800 pessoas passam pela unidade.
A secretaria solicitou à Guarda Municipal que reforçasse a segurança do local. "Na semana passada, fizemos uma reunião com a coordenadoria de saúde e informamos que a unidade deveria ter um sistema de alarme ligado com a central da GM", disse o subcoordenador de operações da região, Willer da Silva.
"Tenho a informação de que é a terceira vez que o centro médico é arrombado", afirmou.
Dois homens foram detidos pela GM e pela Polícia Militar perto do centro de saúde do Jardim Capivari, na região sudoeste, tentando roubar fios na rua.

Saúde acuada
A prefeitura vem reduzindo o horário de funcionamento dos postos que operam à noite por causa da violência, principalmente do tráfico de drogas. Com medo, pacientes diminuíram a freqüência. (FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS)


Texto Anterior: Santos: Morre advogado que foi baleado em seu próprio escritório por falso cliente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.