São Paulo, terça-feira, 06 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura diz que apoia a investigação

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo diz que não cabe a ela investigar incêndios, mas que apoia a investigação.
"Gostaríamos de frisar que a Secretaria Municipal de Habitação apoia toda e qualquer investigação para esclarecer incêndios em favelas da cidade. É preciso esclarecer que investigar, periciar, não compete à Sehab, e sim à polícia. E não há o que comentar baseado em hipóteses", diz nota da pasta.
Sobre os incêndios na favela Rocinha Paulistana, a secretaria diz que "não enxerga indícios de irregularidades". "Muitos acreditam que a prefeitura está "dando dinheiro" e não pagando auxílio-aluguel e, infelizmente, alguns jornalistas também estranham o benefício, mas isso só reflete uma visão estreita do que é cidadania", diz.
Todos os pagamentos, diz a prefeitura, foram feitos a pessoas previamente cadastradas e por meio de "sistema inédito" que usa até fotografias.
A Sehab não mostrou nenhuma foto de família nem cópias de cheques. De 14 famílias cadastradas na favela Rocinha Paulistana escolhidas aleatoriamente pela Folha, a prefeitura comprovou o cadastro anterior ao incêndio de apenas duas. Das outras 11 havia o registro apenas após o incêndio. Em um dos casos não foi encontrado nem os dados de quem recebeu o cheque.
Alan (não disse o sobrenome), um dos líderes comunitários da favela, nega qualquer tipo de fraude e afirma que no local existiam 122 famílias. "Como cabia? Cabendo", disse.
A investigação vai mostrar, então, que todos moravam ali? "Vai mostrar que todos tinham barracos aqui. Ter um barraco não quer dizer que a pessoa fique 24 horas. Não é obrigado a morar aqui."
Alan disse ainda que o incêndio em 5 de dezembro foi provocado por briga de família e o segundo, em 14 de janeiro, por um curto-circuito. "O laudo do Corpo de Bombeiros que diz, não sou eu", disse. Os bombeiros não comentaram o assunto.


Texto Anterior: "Indústria do fogo" em favelas é investigada
Próximo Texto: Personagem: Moradora diz não se lembrar de quase nada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.