UOL


São Paulo, sexta-feira, 06 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas redefinem orientações para tratar sintomas da menopausa

DA REPORTAGEM LOCAL

Considerar o histórico de cada mulher, pesar os riscos e benefícios de cada terapia, optar por doses mais fracas e por períodos mais curtos. Essas são as principais recomendações do consenso brasileiro sobre menopausa que será divulgado hoje no 5º Congresso Brasileiro de Climatério e Menopausa e no 3º Congresso Brasileiro de Ginecologia Endócrina, que acontecem em São Paulo. Cerca de 1.500 ginecologistas de todo o país estão participando dos congressos.
O consenso leva em consideração os alertas feitos por organismos norte-americanos depois que foram interrompidos estudos de longa duração com o uso de hormônios. Uma última pesquisa chamou a atenção para possíveis riscos para a memória.
"O mais importante é individualizar o tratamento para cada paciente", diz Rui Alberto Ferriani, professor titular da USP de Ribeirão Preto e presidente dos dois congressos. De acordo com o médico, a terapia de reposição hormonal clássica (a TRH) não deve ser dada para mulheres com histórico de câncer de mama, trombose ou risco aumentado para problemas cardiovasculares.
Para o médico, menos de 40% das mulheres necessita de reposição hormonal. Para a maioria, atividade física regular e alimentação adequada bastariam para reduzir sintomas como ondas de calor, palpitações e dores de cabeça. (AURELIANO BIANCARELLI)


Texto Anterior: Outro lado: Matéria-prima tem origem conhecida, diz laboratório
Próximo Texto: Pesquisa detecta coliformes fecais em queijos vendidos em São Paulo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.