São Paulo, segunda-feira, 06 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sem conhecer lei, condutor acha que respeita quem está a pé

DE SÃO PAULO

A percepção dos motoristas sobre a maneira como eles se comportam é oposta ao que se constata nas ruas: 85,2% dizem que dão preferência ao pedestre na faixa.
E a própria percepção dos pedestres sobre a atitude dos condutores é mais branda do que a desobediência verificada na realidade: 68,6% relatam se sentir desrespeitados no direito de passagem.
O que ajuda a explicar as discrepâncias entre discurso e prática é a falta de conhecimento da população sobre as regras para a travessia.
"Há desconhecimento mesmo. Muitos motoristas não sabem que precisam parar para dar a prioridade ao pedestre", avalia Luiz Carlos Néspoli, gerente de educação de trânsito da CET.
Na realidade, muita gente acha que só tem de parar no semáforo vermelho. Por lei, os veículos são obrigados a obedecer a prioridade do pedestre sempre que há faixa de travessia, inclusive ao fazer uma conversão ou em um trecho da via sem semáforo.
O desconhecimento é uma das alegações da CET para expandir as multas só na próxima fase da campanha. "Eles nem saberiam porque estariam sendo punidos." (AI)


Texto Anterior: 86% dos motoristas ainda ignoram pedestre na faixa
Próximo Texto: Vias com mais acidentes fatais têm velocidade superior à recomendada
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.