São Paulo, quarta-feira, 06 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após falhas, Pantanal deixa seus 3 aviões em solo

Aeronaves passam por manutenção, diz empresa

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

Novos problemas técnicos levaram a Pantanal a deixar em solo todos os seus três aviões ATR-42 ontem.
Ao menos cinco voos foram cancelados, e os passageiros, transferidos para outras companhias ou levados de ônibus aos seus destinos.
Um avião teve de voltar de Araçatuba (SP) sem passageiros por falhas no motor. Outro retornou vazio de Juiz de Fora (MG) por defeito no trem do pouso. O transponder (que identifica o avião para os controladores de voo) do terceiro está instável. O Juizado Especial Cível de Cumbica recebeu duas queixas de passageiros por cancelamentos.
A Pantanal disse que "algumas aeronaves estão passando por manutenção não programada e serão liberadas gradualmente, sempre dentro das especificações operacionais e de segurança".
A Folha apurou que a Pantanal pediu à TAM, que a comprou em 2009, para antecipar a aposentadoria dos ATR, prevista para o dia 31. A TAM se recusou, pois passagens já foram vendidas -oficialmente, ela não confirma.
Os pilotos disseram estar com medo de voar. "Quando eu recebo um avião liberado pelo mecânico, tenho que voar. Só que você voa e dá problema", disse um deles.
Ao menos 6 dos 30 pilotos de ATR pediram licença médica nesta semana. Outros três se demitiram. Um deles disse à Folha que a Pantanal está "negligenciando" a manutenção dos aviões. A companhia nega e diz que segurança é "prioridade".
A Anac informou que cancelamentos por problemas técnicos isentam de multa. A agência faz auditoria no departamento mecânico da empresa. Na semana passada, a Anac interditou um avião por falhas no transponder e no motor. No voo seguinte à liberação, o motor direito do ATR pegou fogo e parou.


Texto Anterior: Foco: Luciano Huck "privatiza" praia em Angra e é multado
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.