UOL


São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-teto fazem novas invasões em PE e na BA

DA AGÊNCIA FOLHA

O MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) promoveu ontem mais uma invasão em área urbana de Recife, a quarta desde 29 de julho. Em Salvador, ocorreu ontem a primeira invasão de sem-teto desde o início do ano.
Na capital pernambucana, foi ocupado o pátio da desativada feira de Água Fria, pertencente à prefeitura. As 150 pessoas que participaram da ação arrebentaram cadeados para ter acesso ao terreno, de 10 mil metros quadrados e cercado por muros e grades.
A guarda municipal foi acionada, mas não evitou a invasão. Com pedaços de pau, os sem-teto ameaçaram atacar se houvesse tentativa de despejo. Apesar da tensão, não houve confronto.
A área invadida em Água Fria (zona norte da cidade) foi escolhida há um mês por estar abandonada há cerca de um ano. Cada invasor pagou R$ 1 ao MTST para participar da ação. Segundo o principal líder estadual do movimento, Marcos Cosmo da Silva, 38, R$ 110 foram gastos com o frete do ônibus que conduziu a maior parte do grupo até o pátio da feira. Quatro carros particulares também foram utilizados.
O representante da prefeitura para negociação com os sem-teto, Onildo Romão, disse que o município tenta obter a doação de áreas da União e quer comprar dois terrenos para doar a 2.000 sem-teto.
As ações do MTST, iniciadas em julho, foram batizadas de "jornada de luta", campanha que tem como meta a tomada de 20 imóveis em um mês na região metropolitana de Recife.

Salvador
Em Salvador, 700 famílias (cerca de 2.800 pessoas) invadiram um terreno na Estrada Velha do Aeroporto (periferia da capital), segundo o MTST, ontem à tarde.
A presença de PMs e integrantes do batalhão de choque da PM não impediu a ação dos sem-teto.
Segundo Alberto Santos Pereira, 32, um dos líderes da invasão, o terreno invadido pertence a dois proprietários. Até o fechamento desta edição, a Agência Folha não conseguiu identificar os nomes dos donos do terreno. Os sem-teto já montaram barracos no local.


Texto Anterior: PM quer identificar policiais invasores no DF
Próximo Texto: Cerca de 700 famílias invadem área na periferia de Salvador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.