UOL


São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MORTE DE FOTÓGRAFO

Menor, que aparece em foto, nega participação no crime

Último suspeito se entrega à polícia

DA REPORTAGEM LOCAL

O terceiro e último suspeito do assassinato do repórter-fotográfico Luis Antônio da Costa, conhecido como La Costa, apresentou-se ontem à Polícia Civil de São Bernardo do Campo (ABC paulista), acompanhado de advogado, e negou ter participado do crime.
Em depoimento, o adolescente R.A.N., 16, afirmou que estava no acampamento dos sem-teto no terreno da Volkswagen quando houve o homicídio. Por esse motivo, ele teria sido flagrado na foto feita pelo fotógrafo do jornal "Agora" logo após o crime.
La Costa foi baleado no peito no último dia 23, quando acompanhava o dia-a-dia da invasão.
Segundo o delegado Marco Antonio de Paula Santos, da seccional de São Bernardo, o adolescente foi indicado pelo autor confesso do crime, Renato dos Santos Lira, 23, que está preso. O outro envolvido no caso, Alexandre Aparecido Silvério, 25, conhecido como Xeu, foi baleado ao ser detido e ontem continuava internado.
Os três teriam roubado um posto de gasolina em frente ao acampamento. Na fuga, por acharem que haviam sido fotografados, eles teriam voltado para levar as máquinas dos fotógrafos, segundo depoimento de Lira. O grupo escapou passando por dentro do terreno da Volkswagen.
O advogado que acompanhou o adolescente na delegacia, Sebastião Siqueira Santos Filho, não quis falar ontem sobre o caso.
De acordo com a polícia, R. estava em liberdade assistida quando La Costa morreu. Ele havia saído da Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) três meses antes, depois de cumprir um período de internação.
Em janeiro de 2002, o adolescente, então com 14 anos, foi detido em uma suposta boca de tráfico de drogas, na favela Vila São José -perto da ocupação da Volks-, com 20 papelotes de cocaína, o equivalente a 12 gramas.
Sete meses depois, ele acabou recolhido de novo pela polícia, após manter duas crianças como reféns em um mercado que assaltou no centro de São Bernardo. R. e outro adolescente tinham dois revólveres. Em uma delas havia o brasão de uma empresa de segurança privada, conforme informações da Polícia Civil.
No mesmo dia, ele e o amigo teriam praticado outro roubo. R. recebeu a medida de internação na Febem. (ALESSANDRO SILVA)


Texto Anterior: Segurança: Diretor do presídio Bangu 3 é morto no Rio
Próximo Texto: Presos fogem ensaboados de cadeia no PI
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.