UOL


São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lista de espera reúne interessados

DA SUCURSAL DO RIO

A procura das carteirinhas que dão acesso às praias militares da Urca (zona sul) e de Niterói (cidade localizada a 15 km do Rio) é tanta que o Exército formou listas de espera.
Há candidatos que aguardam o passe por dois anos.
Nos fins de semana ensolarados, as praias niteroienses de Imbuí e do Forte Rio Branco recebem até 3.000 banhistas.
Nelas, os penetras não têm chances, como ocorre na prainha do Forte de Copacabana.
O único acesso às praias militares de Niterói é a guarita do quartel. Voltam da portaria aqueles que não são militares nem têm a carteirinha.

Segurança
A praia do Forte de Imbuí é a principal do complexo militar de Niterói. São cerca de 800 metros de extensão.
O mar é limpo e, geralmente, calmo. A praia do Forte de Imbuí é vigiada por salva-vidas e também por soldados que observam o movimento a partir de um barco. Para completar o circuito de cuidados, um jet-ski ainda circula no mar.
Funcionam na praia, a cerca de 30 km do centro do Rio, um restaurante e o Hotel dos Oficiais, um prédio confortável, com 13 quartos, destinado às famílias de oficiais em férias.
Para frequentar as duas praias aos sábados, domingos e feriados nacionais, o banhista precisa ser militar ou então parente de militar -mas só entra se tiver sido previamente credenciado.
Os civis precisam ter o passe de acesso, obtido após a aprovação de um requerimento. O pedido deve, obrigatoriamente, ser endossado por um oficial superior ou um general.
O passe tem a validade de um ano. Se a pessoa não manifesta interesse em renová-lo, o Exército recorre à lista de espera para preencher a vaga.
A quantidade de inscritos na lista não foi divulgada. A Folha apurou que, nos fortes de Niterói, não estão sendo aceitos novos credenciamentos porque é numerosa a relação de pessoas à espera de uma oportunidade para frequentar as praias.

Urca
A falta de vagas para os veículos dos visitantes é um dos motivos apresentados pelo Exército para não liberar aos civis os acessos às praias de Dentro e de Fora, localizadas na Fortaleza de São João (Urca).
A capacidade máxima do estacionamento é para 200 carros. São distribuídas senhas nos fins de semana mais quentes. Depois que o estacionamento enche, não entram mais visitantes.
Com o objetivo de dar chance a todos os indicados por oficiais, o comando da unidade promove uma espécie de revezamento de credenciados. A cada ano, a relação é renovada. (ST)


Texto Anterior: Rio: Forças Armadas mantêm praias privativas
Próximo Texto: Marambaia preserva característica
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.