São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÉDITO EDUCATIVO

Medida vale para novos e velhos contratos; MEC teme aumento do número de inadimplentes

Liminar dispensa os estudantes de apresentar fiador

ANA FLOR
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os estudantes universitários que se inscreverem para obter financiamento do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior) a partir da próxima semana estão liberados da obrigação de apresentar fiador.
A mudança na regra se deve à liminar obtida pelo Ministério Público Federal que pedia a retirada da exigência. Os mandados de segurança tiveram como base ações civis públicas no Paraná e no Rio de Janeiro. A liminar é válida para todo o país e abrange tanto contratos novos quanto os já existentes, que precisam ser "aditados" (renovados) a cada seis meses.
O MEC (Ministério da Educação) afirmou ontem que acatará a decisão judicial enquanto ela valer. Segundo o secretário de Educação Superior, Nelson Maculan, caso a liminar seja derrubada, os beneficiários terão de apresentar um fiador para continuar recebendo o financiamento.
Como as ações foram impetradas contra o agente operador do fundo -a Caixa Econômica Federal- não cabe ao MEC recorrer da decisão. A Caixa confirmou ontem que já recorreu.
A preocupação do MEC é com o aumento dos índices de inadimplência, hoje em cerca de 22%. O pagamento se inicia um ano após o aluno ter se formado. "O Fies não é uma bolsa, é um empréstimo com juros subsidiados", diz Nelson Maculan. O Fies substituiu o Programa de Crédito Educativo, que, ao ser extinto, tinha 84% de inadimplência.
Para o coordenador-geral do Fies, Antonio Leonel Cunha, índices de inadimplência acima de 30% são preocupantes. Caso a falta de pagamento aumente, o próprio programa ficaria ameaçado. Dos R$ 829 milhões disponíveis para 2004, 30% vêm das loterias federais, cerca de 35% são do Tesouro e o restante, cerca de 35%, de valores pagos pelos alunos que receberam o empréstimo.
Em 2004, o MEC assinou 50 mil novos contratos. Para 2005, a previsão é de mais 50 mil. Atualmente, existem 293 mil contratos inscritos sob o sistema de fiança, nos quais o fiador precisa comprovar renda igual ou superior a duas vezes o valor da mensalidade. As inscrições para alunos novos vão de 16 de agosto a 10 de setembro.


Texto Anterior: Falta de recursos afeta funcionamento de universidades
Próximo Texto: UFRJ não terá cotas para alunos negros no vestibular deste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.