São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escolas terão de oferecer aula de espanhol

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem lei que obriga escolas públicas e privadas de ensino médio a oferecer, em até cinco anos, curso de espanhol.
"Se não houver desejo dos alunos de cursar espanhol, a escola não será obrigada a ministrar. É obrigada a oferecer", disse o ministro Fernando Haddad (Educação). Os cursos serão oferecidos na sala de aula, mas escolas privadas poderão dar como opção um centro de idiomas. O governo brasileiro negocia trocar parte da dívida com a Espanha, de US$ 25 milhões (R$ 58 milhões), pelo treinamento de professores.
"Provavelmente a Espanha oferecerá um acordo de cooperação que perdoa parte da dívida externa brasileira em troca de incentivos na educação. O dinheiro que seria pago ao governo espanhol poderia ser investido na formação de docentes", diz Bruno Ayllón Pino, doutor em relações internacionais e especialista em relações entre Brasil e Espanha.
Pino considera a lei "positiva", com ressalvas. "Será necessário um número muito grande de professores. Da onde virão os docentes? Quem irá prepará-los? Que tipo de espanhol será ensinado, da Espanha ou da América Latina?"


Colaborou PABLO LÓPEZ GUELLI

Texto Anterior: MEC contesta queda de repasse com Fundeb
Próximo Texto: Cerco ao aumento: Criciúma tem 5º dia de protesto contra tarifa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.