São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Fundação teme tempo para calcular média se exame for no fim de setembro

Fuvest cogita desconsiderar nota se Enem for adiado

ALEXANDRE NOBESCHI
SIMONE HARNIK
DA REPORTAGEM LOCAL

A Fuvest, fundação que prepara o vestibular para ingresso na USP (Universidade de São Paulo), ameaça desconsiderar a nota do Enem caso haja adiamento da prova, como divulgado pelo Ministério da Educação anteontem.
O manual do candidato 2006 começa a ser vendido a partir de segunda-feira -mesmo dia em que o ministério definirá se o exame será postergado do dia 28 de agosto para o final de setembro.
Segundo Roberto Costa, coordenador da Fuvest, caso o adiamento se confirme, não haverá tempo hábil para computar os dados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na composição das notas da primeira fase.
"Se for adiado por um período curto, de até 20 dias, podemos usar a nota. Mas, se o período for longo, não tem como. Daí, para não prejudicar ninguém, também não usaremos a nota do Enem do ano passado", afirmou.
A nova data será confirmada na segunda-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O motivo do adiamento seria o número de inscritos, que deve atingir 4 milhões. A organização estimava ter 3 milhões de inscrições. O MEC calcula se haverá tempo suficiente para distribuir os cartões de confirmação da prova.
Para o vestibulando Guilherme Pereira Pinto, de 18 anos, o descarte das notas do Enem vai prejudicar os candidatos. "No ano passado, minha nota subiu quatro pontos com o Enem."
A nota do exame costuma ajudar os vestibulandos, computando pontos na média. Na Fuvest, o cálculo é feito da seguinte forma: o candidato soma a nota do Enem (de zero a cem) com quatro vezes o número de acertos na primeira fase da Fuvest e divide o resultado por cinco, totalizando seus pontos. Esse valor só será considerado se for maior do que o número de pontos obtidos na primeira fase.

Vestibular
O manual será vendido entre os dias 8 deste mês e 14 de setembro, em agências credenciadas do Banespa. O valor do kit é de R$ 8 e a taxa, de R$ 97. A entrega da ficha nos postos da Fuvest deve ser feita nos dias 11 e 18 de setembro.

Texto Anterior: Cerco ao aumento: Criciúma tem 5º dia de protesto contra tarifa
Próximo Texto: USP deve mudar vestibular 2007
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.