São Paulo, quarta-feira, 06 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem tem mãos reimplantadas após cirurgia de 25 horas no PR

Operário de Apucarana se machucou em guilhotina de cortar placas de couro

DA AGÊNCIA FOLHA

Um homem teve as duas mãos reimplantadas de uma só vez em um hospital de Londrina, no Paraná, em cirurgia que durou cerca de 25 horas.
Degilânio de Lima, 25, teve uma das mãos decepada e a outra presa apenas pela pele após um acidente de trabalho em Apucarana (PR). Prendeu uma das mãos em uma guilhotina de cortar placas de couro e tentou ajudar com a outra. Acabou machucando as duas.
Lima foi atendido e levado às pressas para o Hospital Evangélico, referência no norte do Paraná. O procedimento, inédito no local, foi realizado de quinta para sexta-feira da semana passada.
"Em mais de 20 anos, já foram feitas centenas de reimplantes de dedos, braço, perna, pé, couro cabeludo, nariz. Mas de duas mãos é o primeiro caso", afirmou o cirurgião Edson Takaki, 51.
Segundo ele, a rapidez no atendimento foi crucial para o sucesso da operação, que levou cerca de 25 horas. Ao receber o contato de Apucarana, a equipe de Takaki deixou tudo pronto para receber o paciente.
"Foram cortados ossos, tendões, nervos, artérias e veias e houve ainda esmagamento. Com o risco de isquemia [irrigação sangüínea insuficiente] nessa hora, quanto menos tempo, melhor", disse.
Com o uso de um microscópio com capacidade de aumento de 40 vezes, o cirurgião fixou os ossos com pinos metálicos. Depois, emendou as artérias e veias, para a circulação do sangue. Restabelecida a atividade, foi feita a emenda dos nervos e dos tendões. Por fim, a pele foi fechada.

Movimentos
Segundo Takaki, Lima já consegue movimentar as mãos, mas é recomendado repouso de três semanas para cicatrização dos tendões. O paciente terá de fazer ainda fisioterapia. Ele disse estimar em seis meses o período de recuperação.
"Agradeço ao médico e a Deus pelo sucesso da operação. O médico fez minha cirurgia com muita garra e dedicação", disse Lima.


Texto Anterior: Caso Isabella: Supremo nega pedido da defesa para libertar casal Nardoni
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.