São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

INFÂNCIA
Fornecimento de merenda é irregular nas regiões mais carentes

O fornecimento de merenda escolar é irregular nas regiões do país onde ela é mais necessária, segundo pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Capinas), realizada em 11.072 escolas públicas de todo o país, em março deste ano. Do total de escolas avaliadas, 5.871 são rurais e 5.201, urbanas. Os dados são relativos ao ano passado.
O estudo diz que "é muito baixo o percentual de escolas que apresentam regularidade no fornecimento de merenda" nas regiões Norte (39%), Centro-Oeste (50%) e Nordeste (52%). Essas regiões apresentam as menores rendas per capita do país.
Já nas regiões mais ricas, a merenda é oferecida com mais regularidade, de acordo com o levantamento. No Sudeste, 80% das escolas fornecem alimentação de forma regular. No Sul, 79,5% dos estabelecimentos públicos de ensino oferecem merenda pontualmente.
Segundo a pesquisa, em 66% das escolas de todo o país não há interrupção no fornecimento da alimentação escolar.
Curiosamente, entretanto, são as regiões mais desenvolvidas que contam com reforço alimentar. No Sul, em 73,5% das escolas foi verificada a melhoria na merenda, enquanto no Nordeste só 42,2% dos estabelecimentos ofereciam a alimentação reforçada (refeição extra ou melhoria no cardápio). No Norte, havia reforço em 48,2% das escolas. Em todo o país, 57% das escolas contam com o benefício.
A cobertura da merenda no Brasil é de 96,7% das escolas. Os percentuais de cobertura por região vão de 93,5% (Norte) a 98,8% (Sudeste). O ministro Paulo Renato Souza (Educação) acha que os números mostram que o país está "num nível espetacular" de atendimento.
Para ele, a descentralização na compra da merenda proporcionou esse desempenho.
(DA SUCURSAL DE BRASÍLIA)



Texto Anterior: Urbanismo: Câmara do Rio aprova alterações na lei que libera apart-hotéis
Próximo Texto: Trânsito: CET oferece opções ao motorista que viajar no feriado prolongado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.