São Paulo, segunda-feira, 06 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM de SP passa a multar carro sem cadeirinha

Após 4 dias de orientação, polícia autua quem não seguir nova regra de transporte

DE SÃO PAULO

A Polícia Militar de São Paulo começa hoje a multar os motoristas que não cumprem as regras para o transporte de crianças de até 7 anos e meio de idade, em vigor desde o último dia 2.
Na semana passada, o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) fez bloqueios nas portas das escolas infantis apenas para orientar os pais -agora, vai multar.
Já a Polícia Militar Rodoviária vai fiscalizar os motoristas na volta do feriado. O uso das cadeirinhas é uma das prioridades do policiamento nas estradas.
Com a entrada em ação da PM, cresce o risco de autuação de quem não adaptou seus veículos. Desde quinta, agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já estão orientados a multar.
A capacidade da PM para isso, no entanto, é maior, já que ela tem o poder de organizar bloqueios e parar os veículos, o que não é permitido aos agentes da CET.

REGRA ALTERADA
A regra geral é que crianças de até 7 anos e meio de idade devem utilizar algum dispositivo de proteção.
Na sexta-feira, o Conselho Nacional de Trânsito mudou a norma por conta de veículos que têm apenas cintos com dois pontos (abdominais) no banco de trás -só há cadeirinha certificada para acessórios de três pontos.
Agora, criança com menos de 4 anos pode ir em cadeirinha no banco da frente, onde há cinto de três pontos. Com idade maior, pode ir no banco de trás sem o booster, presa aos cintos de dois pontos.


Texto Anterior: Professor baiano apoia modelo; sindicato nacional faz críticas
Próximo Texto: Moacyr Scliar: O que é, mesmo, independência?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.