UOL


São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

650 recebem o 1º selo Prefeito Amigo da Criança

DA REPORTAGEM LOCAL

Como reconhecimento aos bons índices apresentados no tratamento à infância, 650 municípios de todo o Brasil receberam, no mês passado, o selo Prefeito Amigo da Criança, distribuído pela Fundação Abrinq.
O selo é relacionado à primeira etapa do programa, na qual 668 prefeituras preencheram e enviaram os formulários do "Mapa 2001 -Indicadores Prefeito Amigo da Criança e Plano de Ação".
Com o diagnóstico sobre a situação de suas crianças e um plano em mãos, as 650 prefeituras seguem para as duas próximas etapas: a realização dos mapas 2002 e 2003, que deverão mostrar, respectivamente, a implantação do plano definido no mapa 2001 e os resultados alcançados por esses projetos. A prefeitura de Porto Alegre (RS) entrega hoje à fundação o mapa 2002.
No Estado de São Paulo, a fundação fez um convênio com o Ministério Público, que ajudará no monitoramento da gestão desses prefeitos e no encaminhamento das demandas dos moradores. A meta é fazer esse convênio também nos demais Estados.
As administrações que conseguirem os três selos concorrerão ao prêmio Prefeito Amigo da Criança, que será entregue no Congresso Nacional em 2004. "Os prefeitos que estiverem lá mostrarão efetivamente para suas comunidades que realizaram um bom trabalho", afirma o presidente da Fundação Abrinq, Rubens Naves.
Entretanto, o número de prefeituras com sérias dificuldades no tratamento à infância ainda é alto. Quando o programa foi lançado, em 2001, contou com a adesão de 1.542 prefeitos. A maioria, porém, não teve condições de preencher o primeiro mapa. Essas administrações continuam dispondo do apoio da Abrinq para diagnosticar as condições de vida de suas crianças e adolescentes e desenvolver um projeto para a infância.


Texto Anterior: Ambiente: PF deve desocupar hoje parque no Paraná
Próximo Texto: Índice é criado para avaliar plano de ação
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.