São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reitores dizem que parecer põe reforma em risco

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Andifes entregou ontem ao ministro Tarso Genro (Educação) carta na qual afirma que o parecer da AGU (Advocacia Geral da União) "pode inviabilizar" a reforma universitária. A medida, que garante a transferência para universidades federais de militares transferidos ou seus dependentes, fere a autonomia universidades federais, diz o texto.
Os reitores das instituições de ensino e a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior) tiveram ontem uma audiência com o ministro.
No texto, a entidade diz que "procedimentos como os que criam a reserva de vagas nas universidades públicas para militares e seus dependentes transferidos, independentemente da escola de origem, dificultam a negociação da reforma [universitária]". Segundo a carta, essas medidas "podem perturbar ou mesmo inviabilizar" o processo.
O ministro, durante a audiência, solicitou que a entidade faça, em conjunto com pesquisadores e professores, um "parecer" sobre o entendimento que o setor tem do assunto, para que o texto possa ser confrontado com o "parecer jurídico" da AGU.
Tarso também disse que o assunto deve ser tratado no encontro das universidades federais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontecerá em 15 dias.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Fora do eixo: UFPE tem pós com nota máxima
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.