São Paulo, quarta-feira, 06 de outubro de 2010

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Obra é de interesse público, diz Metrô

Companhia defende importância da linha 17-ouro e diz que tomará "medidas cabíveis" caso haja ações judiciais

Segundo a empresa, monotrilho tem baixo impacto ambiental e exige número menor de desapropriações

DE SÃO PAULO

O Metrô disse que a implantação da linha 17-ouro é fundamental para o Morumbi e que a opção pelo monotrilho representa baixo impacto ambiental e em número de desapropriações.
Ressaltou ainda que, caso haja questionamentos na Justiça, "tomará as medidas cabíveis com o objetivo de garantir o interesse público".
No EIA-Rima (estudo de impacto ambiental), a companhia afirma que o projeto foi elaborado de forma a minimizar o número de desapropriações necessárias -esse foi um dos motivos de o governo optar pelo monotrilho, que pode trafegar sobre vias públicas já existentes.
As áreas desapropriadas, de acordo com a companhia, serão utilizadas para a construção das estações, dos acessos, dos edifícios de apoio e dos pátios, além da projeção das vias elevadas por onde trafegam os trens.
Afirmou, ainda, que algumas das estações foram projetadas sobre áreas públicas, exatamente para reduzir o número de desapropriações necessárias para a obra.

AJUSTES
O Metrô disse, ainda, que as áreas desapropriadas "poderão ainda sofrer alterações e pequenos ajustes, sobretudo quando consolidar o projeto executivo", primeiro passo para definir exatamente o traçado e a localização das estações.
A partir do projeto executivo -que será feito por empresa que vencer licitação do Metrô-, será iniciado o processo de desapropriação com a publicação de decreto que torna as áreas de utilidade pública. Segundo a companhia, é essa a "ocasião na qual o Metrô fará contato direto com os desapropriados."
O diagnóstico dos blocos de desapropriação, diz a empresa, foi embasado em dados primários levantados em campo em junho e levou em conta normas técnicas e estudos sobre o setor imobiliário.
O Metrô ressaltou que a obra será importante para a região porque ela fará a ligação da rede sobre trilhos ao aeroporto de Congonhas e a conexão com as linhas 1-azul e 4-amarela. A expectativa é que 250 mil usuários utilizem a linha 17-ouro diariamente.


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